Balanço de fósforo e potássio no solo sob rotação de culturas e adubações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2173Keywords:
Adubação orgânica, Fertilizante, Plantas de cobertura, Nutriente do solo, Plantio direto.Abstract
A utilização de rotação de culturas e a aplicação de esterco pode conferir sustentabilidade ao sistema de produção agrícola, por melhorar a qualidade do solo e aumentar a eficiência de uso de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação mineral, orgânica e mineral+orgânica na produtividade de grãos e no balanço de fósforo e de potássio no solo em dois sistemas de culturas sob plantio direto, com e sem rotação de plantas de cobertura. O experimento foi conduzido em Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil, de 2006 a 2008, em um Latossolo Vermelho. A sequência de culturas no sistema em rotação com plantas de cobertura foi aveia preta + ervilhaca + nabo/milho/guandu/trigo/mucuna + braquiária + crotalária / milho, e no sistema em sucessão foi trigo/milho/trigo/soja/milho. As adubações, orgânica e mineral+orgânica consistiram, respectivamente, da aplicação de esterco e de esterco combinado com fertilizante mineral. O balanço de P e de K no solo foi avaliado, após o segundo ano de condução do experimento, na camada de 0,0–0,40 m de profundidade. A produtividade do milho, no primeiro ano, foi superior na sucessão de culturas e na adubação mineral. No segundo ano, a produtividade de trigo e de soja não se alterou entre os sistemas de culturas e fontes de nutrientes, o que demonstra o efeito residual da rotação de culturas e do uso de esterco. Rotação de culturas com plantas de cobertura proporcionou aumento na quantidade de K no solo, por favorecer o processo de ciclagem deste nutriente do solo. Ambos os sistemas de culturas associados à aplicação fertilizante mineral e esterco de forma isolada ou combinada resultaram em saldo negativo do balanço de P e K no solo em curto prazo, representando uma ameaça para a sustentabilidade do sistema de produção em longo prazo, devido o esgotamento das reservas desses nutrientes do solo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.