Estimulação do sistema metabolizador de drogas hepático do rato, por DDT
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1984v5n16p26Palavras-chave:
Metabolismo de drogas, Microssoma, Inseticidas clorados, Indução enzimática.Resumo
Uma única dose de DDT (diclorodifiniltricloroetano) (50 e I00mg/kg) aumentou a atividade metabolizadora de drogas em fígado de ratos. A N-desmetilação da aminopirina aumentou 3 a 4 vezes quando comparada com o controle. Por outro lado, um aumento de 2 vezes foi verificado tanto para a hidroxilação da anilina, como nos níveis de citocromo P4So- O tempo de hipnose barbitúrica provocado pelo pentobarbital sádico foi reduzido em 80% nas duas doses empregadas. Nossos resultados demonstraram que o efeito indutor máximo foi atingido com a dose de 50 mg/kg de DDT. Além disso, revelaram também que DDT exerce um efeito diferencial, na sua capacidade indutora, sobre a atividade da aminopirina N-desmetilase e anilina hidroxilase.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.