Características de qualidade de sucos despectinizados de maçãs (safra 1988/89)

Autores

  • Gilvan Wosiacki Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Aurea Tomoko Matsumoto Kamikoga Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Elisabete Yurie Sataque Universidade Estadual de Londrina
  • Enéias de Oliveira César Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p7

Palavras-chave:

Maçã, Sucos despectinizados, Padrão de qualidade.

Resumo

Os sucos despectinizados de amostras de treze variedades de maçãs colhidas na safra 1988/89 foram analisados sensorialmente com relação aos atributos aparência e sabor por uma equipe não treinada e qualificados em termos microbiológicos e físico-químicos. O conjunto de amostras, embora heterogêneo com relação à intensidade de cor, apresentou-se essencialmente homogêneo com relação à aceitação levando-se em conta o atributo aparência: a aceitação pode ser considerada entre ligeira e regular, não tendo sido detectadas diferenças significativas entre os sucos. Embora não distintos dos demais, os sucos que receberam maiores notas foram os das variedades Black John e Starkrimson e os que receberam as menores foram os das variedades Granny Smith, Melrose e Monies delicious. Com relação ao sabor, os sucos podem ser considerados como de aceitação ligeira, a julgar pelo valor médio próximo a 6,0. O conjunto, todavia, é heterogêneo com relação a este atributo, tendo sido observado que as maiores médias foram conferidas aos sucos das variedades Golden delicious, Gala e Belgoíden, e as menores aos das variedades Einshemer, Granny Smith e Melrose. As demais apresentaram valores de aceitação intermediários, mais próximos à média do conjunto. A análise microbiológica evidenciou operações de pré-processamento adequadas, um tratamento térmico eficaz e um produto de boa sanidade. O conjunto de sucos mostrou-se homogêneo, quando observado o teor de sólidos solúveis totais, porém altamente heterogêneo se observada a intensidade da cor ou teores de acidez e valores de pH; classificam-se, todavia, em todos casos, como uma bebida francamente ácida. O teor de açúcares redutores totais apresentou-se em torno de 12,00% e o de açúcar invertido, de 9,76%, indicando uma diferença média de 2,37% relativa à sacarose. Os indicadores industriais foram elevados, com médias entre 30 e 40, com uma exceção interior a 15, valor limite de interesse industrial.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilvan Wosiacki, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Caixa Postal 992/3 UEPG, Ponta Grossa 84010 PR

Aurea Tomoko Matsumoto Kamikoga, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Ponta Grossa,Caixa Postal 992/3 UEPG, Ponta Grossa 84010 PR

Elisabete Yurie Sataque, Universidade Estadual de Londrina

 

Departamento de Química – Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Enéias de Oliveira César, Universidade Estadual de Londrina

 

Bolsista de Pós-graduação da CAPES, Mestrado em Ciência de Alimentos da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

1992-01-13

Como Citar

Wosiacki, G., Kamikoga, A. T. M., Sataque, E. Y., & César, E. de O. (1992). Características de qualidade de sucos despectinizados de maçãs (safra 1988/89). Semina: Ciências Agrárias, 13(1), 7–14. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p7

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)