Ocorrência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii em bovinos de corte, abatidos em matadouros do norte do Paraná – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1994v15n1p38Palavras-chave:
Toxoplasma gondii, Toxoplasmose, Bovino de corte, Epidemiologia.Resumo
O presente estudo visa investigar aspectos epidemiológicos e sorológicos da toxoplasmose em 334 bovinos abatidos na região de Londrina, Norte do Paraná, oriundos de vários municípios do Norte do Estado do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul. As amostras foram submetidas ao teste de Imunofluorescência Indireta, resultando em 32,34% de soro-positivos. A taxa de soro-positivos em cada sub-região foi: Norte do Paraná 50,77%, Norte Novo do Paraná 32,50%, Oeste do Paraná 17,78%, Centro do Paraná 15,38%, Sul do Mato Grosso do Sul 30,77% (título maior ou igual a 1:64). Considerando estes resultados, observa-se a necessidade de se conhecer as principais fontes de infecção e vias de transmissão do T. gondii nesta espécie animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.