Qualidade físico-química e química de frutos de clones de aceroleira recobertos com filme de PVC e conservados por refrigeração
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p867Palavras-chave:
Acerola, Malpighia emarginata D.C., Vitamina C., Carotenóides, Antocianinas, Firmeza.Resumo
Este trabalho objetivou avaliar as mudanças físicas, físico-químicas e químicas em frutos de clonesde aceroleira recobertos com filme de PVC e conservados sob refrigeração. Os clones 235 (Apodi), BRS 236 (Cereja), BRS 237 (Roxinha), BRS 238 (Frutacor), II 47/1 e BRS 152 (Sertaneja) foram colhidos no estádio de maturação comercial. Os frutos foram lavados em água clorada, embalados em bandejas de poliestireno expandido cobertos com filme PVC e armazenados (10ºC) durante 12 dias, com retiradas de amostras no início do experimento e a cada três dias. Foram avaliados: coloração, sólidos solúveis totais, acidez titulável, relação sólidos solúveis totais:acidez titulável, pH, açúcares solúveis totais, vitamina C, antocianinas, perda de massa, firmeza e carotenóides. O experimento foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial (clones x tempo), com 3 repetições (bandejas com 100g de frutos). Dentre os clones estudados, o II47/1 se destacou pela relativa estabilidade da cor, ângulo hue e teor de antocianinas, sendo mais atrativo para o consumidor na hora da compra. Entretanto os clones Roxinha e Sertaneja apresentaram relação sólidos solúveis totais:acidez titulável superior aos demais no final do experimento, característica interessante para o sabor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Paolo Germano Lima de Araújo, Raimundo Wilane de Figueiredo, Ricardo Elesbão Alves, Geraldo Arraes Maia, Carlos Farley Herbster Moura, Paulo Henrique Machado de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













