Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de 26.465 bovinos inspecionados no SIF 1710

Autores

  • Valmir Kowaleski Souza Ministério da Agricultura no Estado do Paraná
  • Maria do Carmo Pessôa-Silva Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná
  • João Carlos Minozzo Universidade Federal do Paraná
  • Vanete Thomaz-Soccol Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p675

Palavras-chave:

Cysticercus bovis, Cisticercose bovina, Zoonoses, Prevalência, Epidemiologia.

Resumo

A cisticercose é a patologia mais encontrada na Inspeção post mortem em bovinos abatidos em estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal (SIF). No Brasil a média da prevalência desta parasitose é de 5%, porém, estes índices podem variar segundo a região anatômica avaliada, região geográfica ou período de realização de trabalho. Para conhecer a prevalência desta patologia em bovinos, no Estado do Paraná, foi realizada uma pesquisa durante seis meses, entre julho a dezembro de 2000, em animais procedentes de 137 municípios, que foram abatidos no Frigorífico Argus, Região Metropolitana de Curitiba. A prevalência de animais positivos encontrados com Cysticercus bovis variou de 0 a 27,27% com média de 3,83% entre os 26.465 bovinos inspecionados. Os municípios com maior número de animais abatidos tiveram prevalência aparente no lote entre 2,8 a 5%. De acordo com o sexo dos animais não foi verificada predileção ou especificidade parasitária sendo que nos machos foi encontrado o índice de 3,81% e nas fêmeas 3,93 %. Todos os cisticercos encontrados vivos passaram pelo processo de desinvaginação, coloração por carmim acético e identificação microscópica constatando que 100% eram C. bovis. As implicações epidemiológicas destes achados são discutidas no presente trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valmir Kowaleski Souza, Ministério da Agricultura no Estado do Paraná

Superintendente Federal do Ministério da Agricultura no Estado do Paraná e Mestre em Ciências Veterinárias, UFPR.

Maria do Carmo Pessôa-Silva, Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná

Área de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná.

João Carlos Minozzo, Universidade Federal do Paraná

Professor Associado de Parasitologia Veterinária -Universidade Federal do Paraná, Departamento de Patologia Básica, Centro Politécnico.

Vanete Thomaz-Soccol, Universidade Federal do Paraná

Professor Associado de Parasitologia Veterinária -Universidade Federal do Paraná, Departamento de Patologia Básica, Centro Politécnico.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

Souza, V. K., Pessôa-Silva, M. do C., Minozzo, J. C., & Thomaz-Soccol, V. (2007). Prevalência da cisticercose bovina no estado do Paraná, sul do Brasil: avaliação de 26.465 bovinos inspecionados no SIF 1710. Semina: Ciências Agrárias, 28(4), 675–684. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p675

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)