Caracterização de Anticorpos Monoclonais reativos ao Herpesvírus bovino tipo 1 selecionados por Phage Display
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3915Palavras-chave:
Engenharia de anticorpos, BoHV-1, Diagnóstico, Biblioteca scFv.Resumo
A especificidade dos anticorpos monoclonais (mAb) aos alvos desejados torna estas moléculas ade-quadas para uso em diagnóstico ou terapia de uma vasta gama de agentes patogênicos. Biblioteca de anticorpos apresentados em fagos filamentosos é uma metodologia para a produção de mAbs, poden-do ser utilizada como alternativa à tecnologia de hibridoma convencional, tradicionalmente empregada para este fim. Neste trabalho, a tecnologia de Phage display foi usada para construir, selecionar e ca-racterizar uma biblioteca combinatorial de fragmentos de anticorpos de cadeia única (scFv) contra o Herpesvírus bovino tipo 1 (BoHV-1) a partir do repertório imune de galinhas imunizadas com o vírus. A análise in silico dos domínios hipervariáveis das cadeias pesadas dos anticorpos revelou uma alta frequência de fragmentos scFv com baixa variabilidade, sugerindo que a seleção foi provavelmente conduzida e favorecida por poucos antígenos virais mais imunogênicos. A reatividade dos fragmentos scFv selecionados contra BoHV-1 foi demonstrada por Fago-ELISA. Observou-se um aumento signi-ficativo da reatividade dos anticorpos após seis ciclos de seleção, evidenciando sua utilização como molécula para o diagnóstico de BoHV-1. A estratégia aqui descrita abre a possibilidade do uso da tec-nologia de Phage display como ferramenta na seleção de anticorpos monoclonais com potencial uso tanto para o diagnóstico quanto para terapia de doenças infecciosas e/ou parasitárias de interesse vete-rinário.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.