Eficiência bioeconômica de sistemas de terminação de cordeiros
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1199Palavras-chave:
Confinamento, Integração lavoura pecuária, Ovinos, Pastejo.Resumo
Avaliou-se o desempenho produtivo, características quantitativas das carcaças e viabilidade econômica de cordeiros do grupamento genético Pantaneiro, terminados em quatro sistemas de produção: 1) Pastagem vedada de Brachiaria brizantha cv piatã; 2) Pastagem de Brachiaria brizantha cv piatã em plantio consorciado com sorgo; 3) Confinamento a base de silagem de sorgo e suplementação energético-proteica fornecida na proporção de 2% do peso corporal; 4) Confinamento a base de silagem de sorgo e suplementação energético-proteica fornecida na proporção de 4% do peso corporal. Foram utilizados cem cordeiros Pantaneiros com peso médio de 17,85 ± 2,50 kg e 70 ± 15 dias de idade, aproximadamente. O peso corporal médio final e o ganho de peso corporal total dos animais terminados em consórcio de sorgo com Brachiaria brizantha cv piatã foram superiores aos obtidos com o confinamento a base de silagem de sorgo e suplementação energético-proteica na razão de 2% do peso corporal. No entanto, quando comparados com o confinamento a base de silagem de sorgo e suplementação energético-proteica na razão de 4% do peso corporal, essas características não diferiram (P > 0,05). Os pesos de carcaça quente e fria foram inferiores para os animais alimentados com silagem de sorgo e suplementação energética-proteica na razão de 2% do peso corporal em comparação com os animais terminados nos outros sistemas. Os maiores rendimentos de carcaça quente (48,20%) e fria (45,83%) foram observados nos animais terminados com silagem de sorgo e suplementação energético-proteica na razão de 4% do peso corporal. Para o índice de compacidade da carcaça, os animais que receberam silagem de sorgo e 4% de suplementação energético-proteica com relação ao peso corporal obtiveram valores maiores do que os observados com 2% de suplementação. A avaliação econômica mostrou que houve um ótimo retorno econômico para os sistemas de terminação, exceto para o sistema de terminação com pasto vedado, e concluiu que a terminação de cordeiros em integração lavoura pecuária relação de benefício/custo superior (1,61). Portanto, baseado nas condições em que foi conduzido o estudo, a integração lavoura pecuária apresenta-se como o sistema mais viável para terminação de cordeiros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.