Influência das vitaminas C e E sobre a qualidade do semen criopreservado de Prochilodus brevis (Prochilodontidae, Teleostei)

Autores

  • Priscila Silva de Almeida-Monteiro Universidade Estadual do Ceará
  • Mayara Setúbal Oliveira Araújo Universidade Estadual do Ceará
  • Romulo Roberto Ribeiro Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Júlia Trugilio Lopes Universidade Estadual do Ceará
  • Yasmim Maia Ferreira Universidade Estadual do Ceará
  • Assis Rubens Montenegro Universidade Federal do Ceará
  • Mônica Aline Parente Melo Maciel Universidade Estadual do Ceará
  • Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2669

Palavras-chave:

Antioxidantes, Criopreservação seminal, Curimatã comum, Peixe.

Resumo

A criopreservação seminal permite a conservação em longo prazo dos gametas de diversas espécies, inclusive as ameaçadas, como a Prochilodus brevis. Contudo, a aplicação dessa biotecnologia pode causar danos às células espermáticas, reduzindo a qualidade seminal. Assim, tem-se buscado substâncias que minimizem os danos causados por esse processo, como os antioxidantes. Deste modo, este estudo objetivou avaliar a associação entre dois crioprotetores e duas vitaminas, em diferentes concentrações, sobre a qualidade do sêmen criopreservado de P. brevis. Para a criopreservação, o experimento foi realizado em duas etapas. Na primeira, o sêmen de 10 animais foi submetido a seis diferentes meios de congelação, oriundos da combinação de glicose 5%, dois crioprotetores (Dimetilsulfóxido [DMSO] ou Metilglicol) e duas vitaminas (C ou E a 0,0001 mg), para a criopreservação. Na segunda etapa, amostras de sêmen de oito animais foram diluídas em Glicose 5% e DMSO (melhor crioprotetor encontrado na primeira etapa), associados a três diferentes concentrações das vitaminas C ou E (0,01; 0,001 e 0,0001 mg). Em ambas as etapas, as amostras in natura e pós-descongeladas foram submetidas às análises de cinética, morfologia e integridade de membrana espermática. O sêmen criopreservado com DMSO apresentou resultados significativamente superiores (p < 0,05) comparado ao congelado com Metilglicol, independente da vitamina utilizada. A taxa de espermatozoides morfologicamente normais foi superior (p < 0,05) nas amostras contendo vitamina, contudo a vitamina E reduziu as taxas de motilidade espermática, independente do crioprotetor utilizado. Quanto às concentrações das vitaminas, obtiveram-se maiores taxas de motilidade quando se criopreservou sêmen com 0,01 e 0,0001 mg de qualquer uma das vitaminas. Entretanto, a maior concentração teve efeito deletério sobre a morfologia espermática de P. brevis. Portanto, a glicose associada ao DMSO e à menor concentração de vitamina C proporciona boa qualidade ao sêmen pós-descongelado de P. brevis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Priscila Silva de Almeida-Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Mayara Setúbal Oliveira Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Romulo Roberto Ribeiro Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará

Discente, Curso de Graduação em Ciências Biológicas, UECE, CE, Brasil.

Júlia Trugilio Lopes, Universidade Estadual do Ceará

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Estadual do Ceará, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Yasmim Maia Ferreira, Universidade Estadual do Ceará

Discente, Curso de Graduação em Ciências Biológicas, UECE, CE, Brasil.

Assis Rubens Montenegro, Universidade Federal do Ceará

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Mônica Aline Parente Melo Maciel, Universidade Estadual do Ceará

Profa Dra, Curso de Ciências Biológicas, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Carminda Sandra Brito Salmito Vanderley, Universidade Estadual do Ceará

Profa Dra, Curso de Ciências Biológicas, UECE, Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Almeida-Monteiro, P. S. de, Araújo, M. S. O., Pinheiro, R. R. R., Lopes, J. T., Ferreira, Y. M., Montenegro, A. R., Maciel, M. A. P. M., & Vanderley, C. S. B. S. (2017). Influência das vitaminas C e E sobre a qualidade do semen criopreservado de Prochilodus brevis (Prochilodontidae, Teleostei). Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2669–2680. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2669

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)