Modelos para estimativa da umidade em diferentes horizontes de argissolo amarelo com uso da TDR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1727Palavras-chave:
Constante dielétrica aparente, Conteúdo de água no solo, Calibração de TDR.Resumo
A reflectometria no domínio do tempo (Time Domain Reflectometry, TDR) é uma técnica indireta usada para estimar o conteúdo de água do solo (?) em função da constante dielétrica (Ka). As vantagens do uso desta técnica são, no entanto, requer calibração específica para cada tipo de solo. Neste estudo objetivou-se realizar a calibração de modelos para estimar a umidade volumétrica de quatro horizontes de um Argissolo Amarelo com uso da TDR. A calibração foi realizada em condições de laboratório utilizando amostras deformadas do solo em estudo, acondicionadas em colunas de PVC. As sondas fabricadas artesanalmente com três hastes foram instaladas verticalmente nas colunas de solo. Foram realizadas pesagens com balança de precisão e leituras diárias da constante dielétrica com o equipamento TDR. Os modelos polinomial cúbico e linear foram os que apresentaram melhor ajuste aos dados de umidade observados. Os modelos de Topp et al. (1980), Ledieu et al. (1986), Malicki et al. (1996) e Roth et al. (1990) superestimaram em aproximadamente 15% as médias de umidade nos horizontes A e AB e subestimam em aproximadamente 18% no Bt2. No horizonte Bt1 todos os modelos foram semelhantes entre si.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.