Estabelecimento in vitro de Jacaratia spinosa (Aubl.) ADC
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p271Palavras-chave:
Caricaceae, Ápice caulinar, Cultura de tecidos.Resumo
Com o objetivo de desenvolver um protocolo para o estabelecimento in vitro de Jacaratia spinosa a partir de diferentes concentrações de 6-benzilaminopurina (6-BA), foram utilizados como explantes, ápices caulinares de plantas provenientes do campo, desinfestados com solução de Saniagri® 33% v/v, durante 15 minutos e posteriormente pulverizados com uma solução de hipoclorito de sódio 1% v/v. O meio utilizado foi o Murashige e Skoog com a concentração de sacarose reduzida para 5g L-1. As concentrações de 6-BA foram: 0,0 mg L-1, 0,5 mg L-1, 1,0 mg L-1, 1,5 mg L-1, 2,0 mg L-1. O delineamento experimental usado foi o inteiramente casualizado, com 10 ápices por concentração de 6-BA. As avaliações visuais das freqüências de sobrevivência dos ápices e número de brotações laterais foram feitas semanalmente, por 90 dias, sendo os resultados em porcentagem submetidos à análise regressão e ao teste do Quiquadrado para várias proporções a 1% de significância. A porcentagem de descontaminação variou entre 60% e 80%. A curva de regressão sugere que a concentração zero apresentou sobrevivência superior às demais, porém o teste do Qui-quadrado mostra que as freqüências variaram de 41,7% até 58,3%, não havendo diferença estatística entre as concentrações de 6-BA. Não foi observada durante os 90 dias, a emissão de brotações laterais nos explantes, sendo necessários novos estudos com outras concentrações de fitoreguladores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.