Adaptabilidade e estabilidade produtiva em genótipos precoces de feijão no estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p373Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris, Produtividade, Interação genótipo x ambiente, Estabilidade fenotípica.Resumo
No desenvolvimento de cultivares de feijão precoce é imprescindível que este apresente elevado rendimento de grãos e comportamento previsível. O objetivo deste trabalho foi avaliar a adaptabilidade e a estabilidade fenotípica para rendimento de grãos em genótipos de feijão precoce. Na safra das águas 2004/2005, foram conduzidos experimentos em: Londrina, Irati, Pato Branco e Capitão Leônidas Marques. Na safra da seca/2005, os experimentos foram conduzidos em Pato Branco e Ponta Grossa. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados com três repetições e parcelas de duas fileiras de 5 m espaçadas 0,5 m e com uma população de 15 plantas por metro linear. No estádio de maturação fisiológica (R9), foi avaliado o rendimento total dos grãos por parcela sendo esses dados transformados para kg.ha-1 e corrigidos para 13% de umidade. As análises de variância individuais e análise conjunta dos locais revelaram diferenças significativas entre os genótipos estudados. A interação genótipos por ambiente foi significativa a 1% de probabilidade, demonstrando que os genótipos avaliados apresentaram respostas diferenciadas nos diversos ambientes em que foram avaliados. As linhagens LPSIA 04 103, LPSIA 04 105 e LPSIA 04 107 foram consideradas promissoras por apresentarem ampla adaptabilidade (b1i=1), alta estabilidade (s2di=0) e boa produtividade de grãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.