Atividade fotossintética de plantas jovens de Ricinus communis L. sob alagamento do solo

Autores

  • Davi Silva Dalberto Universidade Federal do Amapá
  • Emanuela Garbin Martinazzo Universidade Federal de Rio Grande
  • Cristina Moll Hüther Universidade Federal Fluminense
  • Douglas Antônio Posso Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Antonio Bacarin Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p73

Palavras-chave:

Aparato fotossintético, Mamona, Teste JIP.

Resumo

O alagamento do solo é uma condição de estresse que provoca alteração nas relações hídricas e no metabolismo vegetal das culturas, afetando sua produtividade. Para avaliar como esse estresse afeta a fluorescência transiente da clorofila a, as trocas gasosas e o crescimento de Ricinus communis, plantas jovens das cultivares ‘AL Guarany 2002’ e ‘IAC Guarani’, cultivadas em casa de vegetação, foram submetidas ao alagamento, com manutenção de uma lâmina de água de 2-3 cm acima do solo. As plantas estressadas apresentaram redução drástica da assimilação líquida de CO2 e das variáveis de crescimento, enquanto houve aumento dos índices de performance (PIABS e PITOTAL), porém, em momentos distintos do período de estresse entre as duas cultivares avaliadas. De forma geral, é percebido que as plantas de R. communis possuem mecanismos de proteção à cadeia transportadora de elétrons durante o período de estresse, sem causar danos e redução de sua funcionalidade, mas que isto não é o suficiente para manutenção da atividade fotossintética, em função da diminuição da condutância estomática e da eficiência intrínseca de carboxilação, afetando o acúmulo de biomassa nas plantas estressadas, sendo a cultivar ‘AL Guarany 2002’ mais sensível ao estresse quando comparada à ‘IAC Guarani’.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Davi Silva Dalberto, Universidade Federal do Amapá

Prof. Dr., Biólogo, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Amapá, Brasil.

Emanuela Garbin Martinazzo, Universidade Federal de Rio Grande

Profª Drª, Bióloga, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Campus Carreiros, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristina Moll Hüther, Universidade Federal Fluminense

Drª Pesquisadora, Bióloga, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas, Universidade Federal Fluminense, UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil.

Douglas Antônio Posso, Universidade Federal de Pelotas

Discente, Curso de Mestrado em Fisiologia Vegetal, Eng. Agronômo, Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Campus Capão do Leão, Pelotas, RS, Brasil.

Marcos Antonio Bacarin, Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr., Engº Agrº, Departamento de Botânica, Instituto de Biologia, UFPEL, Campus Capão do Leão, Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Dalberto, D. S., Martinazzo, E. G., Hüther, C. M., Posso, D. A., & Bacarin, M. A. (2017). Atividade fotossintética de plantas jovens de Ricinus communis L. sob alagamento do solo. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 73–84. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p73

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)