Amostragem estratificada em profundidade para avaliação de comunidades de nematoides

Autores

  • Giovani de Oliveira Arieira Universidade Estadual de Londrina
  • Débora Cristina Santiago UEL
  • Júlio Cezar Franchini Universidade Estadual de Londrina
  • Maria de Fátima Guimarães Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p715

Palavras-chave:

Bioindicadores, Distribuição vertical, Nematofauna, Nematoides de vida livre, Similaridade.

Resumo

Com o objetivo de avaliar a importância da amostragem estratificada de solos na detecção (assim como na distribuição) de comunidades de nematoides e na diferenciação de ecossistemas, amostras de solo estratificadas em intervalos de 10 cm e não estratificadas de 0 a 30 cm foram coletadas em dois sistemas de prepare do solo (plantio direto e preparo convencional), e em um fragmento de floresta nativa. Após extração por peneiramento sucessivo, clarificação por flotação em sacarose e identificação dos nematoides até nível de gênero, a frequência e proeminência dos nematoides foram obtidas. As comunidades de nematoides foram comparadas duas a duas, baseadas no Coeficiente de comunidade de Sorensen e na Similaridade percentual (PS). Abundâncias relativas das guildas funcionais foram submetidas à Análise de componentes principais (PCA) e classificadas em dendrogramas. Trinta e dois gêneros de nematoides edáficos foram encontrados e as comunidades de nematoides amostradas de forma não estratificada no perfil do solo apresentaram um maior nível de similaridade entre si, pois não foram corretamente caracterizadas e os gêneros com baixa abundância não foram detectados. Nas amostras estratificadas, foi possível classificar e agrupar os nematoides presentes em diferentes profundidades, principalmente de 0 a 10 cm. A amostragem estratificada do solo permitiu uma caracterização mais precisa e uma maior diferenciação das comunidades de nematoides, pela identificação de taxa que ocorrem em baixa abundância, independente da frequência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovani de Oliveira Arieira, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Deptº, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil. 

Débora Cristina Santiago, UEL

Profa Dra, Deptº de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil. 

Júlio Cezar Franchini, Universidade Estadual de Londrina

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Soja, Londrina, PR, Brasil. 

Maria de Fátima Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

Profa Dra, Deptº de Agronomia, UEL, Londrina, PR, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Arieira, G. de O., Santiago, D. C., Franchini, J. C., & Guimarães, M. de F. (2016). Amostragem estratificada em profundidade para avaliação de comunidades de nematoides. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 715–728. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p715

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>