A infra-estrutura de transporte frente à expansão da cultura da soja no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4Sup1p1109Palavras-chave:
Agricultura, Economia, Logística, Desenvolvimento, CompetitividadeResumo
A soja se configura como a principal cultura do setor agrícola brasileiro, tanto pela área que ocupa como pelo impacto no Produto Interno Bruto do país. As vantagens tecnológicas comparativas na produção desta commodity colocam o Brasil como segundo maior produtor e abastecedor mundial. Entretanto, as limitações da infra-estrutura logística para o escoamento da produção elevam os custos de transporte. Assim, o estudo foi desenvolvido, a partir de um resgate histórico-econômico do cultivo da soja e da infra-estrutura de transporte, no período de 1975 a 2005, com base em metodologia descritiva, com o objetivo de verificar as restrições logísticas no transporte da oleaginosa. De modo geral, enquanto o crescimento da área cultivada com soja foi de 305%, no período analisado, o da infra-estrutura de transportes foi de apenas 25,3%. O estudo revela que a expansão da área ocupada pela cultura da soja, decorrente de avanços tecnológicos, não foi acompanhada pelo desenvolvimento da infra-estrutura de transporte, prejudicando sua competitividade.
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