Estimativa da concentração de pigmentos clorofilianos em folhas de Eucalyptus dunnii por valores de refletância
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1277Palavras-chave:
Colorimetria, Clorofilas, Espectro de cores.Resumo
O presente trabalho objetivou estimar a concentração de pigmentos clorofilianos em folhas de Eucalyptus dunni Maiden com base nos valores de refletância de cores no espectro eletromagnético no vermelho, verde e azul obtidos por um analisador de cores. Cinquenta folhas coletadas do terço inferior da copa de vinte árvores foram utilizadas abrangendo folhas jovens até folhas em processo de abscisão. De cada folha foi retirada uma área de 14 cm2 de limbo foliar, e nesta mensurados os valores da refletância no espectro na faixa do vermelho, verde e azul com um colorímetro portátil, obtido o índice relativo de clorofila com um SPAD – 502 e determinada a concentração de clorofila a, b e a + b pelo método clássico de extração por solvente. Os resultados foram submetidos a análise de regressão linear múltipla e não linear a 5% de probabilidade de erro. Avaliou-se a ocorrência de multicolinearidade. Dos modelos ajustados foi realizada uma análise dos resíduos e correlacionados com a concentração extraída. Houve multicolinearidade entre os valores do espectro de cores, inviabilizando a estimativa das clorofilas por um modelo linear múltiplo. O modelo exponencial negativo possuiu maior aderência, quando utilizados os valores do espectro vermelho para a concentração de clorofila a, e do verde para a concentração de clorofila b e a + b, possibilitando coeficientes de correlação entre os valores estimados e os extraídos acima de 0,85. Com exceção da concentração de clorofila a. a precisão nas estimativas dos pigmentos clorofilianos foram superiores ao estimado pelo clorofilômetro, mesmo com linearidade entre métodos. Portanto, é possível estimar pigmentos clorofilianos em E. dunni por meio de valores de comprimentos de onda na faixa do vermelho e verde do espectro de cores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.