Estimativa da concentração de pigmentos clorofilianos em folhas de Eucalyptus dunnii por valores de refletância

Autores

  • João Alexandre Lopes Dranski Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ubirajara Contro Malavasi Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marlene de Matos Malavasi Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1277

Palavras-chave:

Colorimetria, Clorofilas, Espectro de cores.

Resumo

O presente trabalho objetivou estimar a concentração de pigmentos clorofilianos em folhas de Eucalyptus dunni Maiden com base nos valores de refletância de cores no espectro eletromagnético no vermelho, verde e azul obtidos por um analisador de cores. Cinquenta folhas coletadas do terço inferior da copa de vinte árvores foram utilizadas abrangendo folhas jovens até folhas em processo de abscisão. De cada folha foi retirada uma área de 14 cm2 de limbo foliar, e nesta mensurados os valores da refletância no espectro na faixa do vermelho, verde e azul com um colorímetro portátil, obtido o índice relativo de clorofila com um SPAD – 502 e determinada a concentração de clorofila a, b e a + b pelo método clássico de extração por solvente. Os resultados foram submetidos a análise de regressão linear múltipla e não linear a 5% de probabilidade de erro. Avaliou-se a ocorrência de multicolinearidade. Dos modelos ajustados foi realizada uma análise dos resíduos e correlacionados com a concentração extraída. Houve multicolinearidade entre os valores do espectro de cores, inviabilizando a estimativa das clorofilas por um modelo linear múltiplo. O modelo exponencial negativo possuiu maior aderência, quando utilizados os valores do espectro vermelho para a concentração de clorofila a, e do verde para a concentração de clorofila b e a + b, possibilitando coeficientes de correlação entre os valores estimados e os extraídos acima de 0,85. Com exceção da concentração de clorofila a. a precisão nas estimativas dos pigmentos clorofilianos foram superiores ao estimado pelo clorofilômetro, mesmo com linearidade entre métodos. Portanto, é possível estimar pigmentos clorofilianos em E. dunni por meio de valores de comprimentos de onda na faixa do vermelho e verde do espectro de cores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Alexandre Lopes Dranski, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Biólogo Dr. e Pesquisador, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Centro de Ciências Agrárias, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Ubirajara Contro Malavasi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engº Florestal. Prof. Dr., UNIOESTE, Centro de Ciências Agrárias, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Marlene de Matos Malavasi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Engª Agrª Profª Drª, UNIOESTE, Centro de Ciências Agrárias, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-22

Como Citar

Dranski, J. A. L., Malavasi, U. C., & Malavasi, M. de M. (2016). Estimativa da concentração de pigmentos clorofilianos em folhas de Eucalyptus dunnii por valores de refletância. Semina: Ciências Agrárias, 37(3), 1277–1284. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1277

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>