Morfometria dos frutos e germinação de sementes de Campomanesia xanthocarpa O. BERG
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n4p1359Palavras-chave:
Guabiroba, Amadurecimento do fruto, Temperatura, Substrato, Fotoperíodo.Resumo
O ensaio objetivou quantificar a morfometria de frutos e sementes e comparar os efeitos do substrato e do fotoperiodo na germinação de Campomanesia xanthocarpa O. BERG em função do estádio de maturação do fruto com estruturas reprodutivas coletadas de oito matrizes adultas no oeste do Paraná em setembro de 2005 e de 2006. Os frutos foram separados em três estádios de amadurecimento de acordo com a coloração do epicarpo com auxílio da carta de cores de MUNSELL recebendo a denominação de verde-escuro, amarelo-laranja e laranja intenso. As sementes foram extraídas dos frutos com água corrente e secas à sombra. As quantificações incluíram as dimensões morfométricas, assim como a massa e o teor de água de frutos e sementes. Além disto, verificou-se a germinação das sementes em substratos de areia e papel e o efeito da presença ou ausência de fotoperíodo nos três estádios de maturação. A germinação da semente foi considerada desde a emissão da radícula até a emissão dos protófilos, sendo a plântula considerada estabelecida quando os protófilos estavam totalmente expandidos. Não houve diferença significativa na massa do fruto inteiro, assim como no diâmetro e no comprimento dos frutos dos diferentes estádios. Os frutos de C. xanthocarpa apresentaram variações decrescentes no teor de umidade da massa fresca, a partir do estádio verde-escuro. A semeadura sobre papel a 25ºC foi indiferente à presença de fotoperíodo e resultou na maior e mais rápida germinação. O maior potencial fisiológico foi alcançado com sementes extraídas de frutos com pericarpo de cor amarelo-laranja.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.