Solo salino sódico e adição de matéria orgânica no cultivo do algodoeiro colorido ‘BRS Topázio’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p701Palavras-chave:
Gossypium hirsutum L., Sodicidade, Esterco bovino.Resumo
Como condições de clima prevalecentes na Região semiárida do Brasileiro Nordeste, Associado Ao manejo inadequado da Irrigação TEM ocasionado a Formação de solos halomórficos, promovendo ASSIM, Impactos negativos Sobre a Produção agrícola ea sustentabilidade ambiental Desta Região. Deste modo, objetivou-se com este Trabalho avaliar uma emergência EO Crescimento inicial do Algodoeiro cv. BRS Topázio cultivado em hum de solo com Diferentes Percentagens de sodio trocável e doses de materia orgánica, em Pesquisa conduzida em casa de Vegetação Entre abril e junho de 2014. Utilizou-se o delineamento de blocos Ao acaso, em Esquema fatorial 5 x 4, com 3 repetições, Sendo estudados cinco Percentagens de sodio trocáveis (13,6; 22,4; 30,1; 39,0 e 48,0) e Quatro doses de materia orgánica (0; 5; 10 e 15% de base em fazer o volume do Solo). Solos com percentagem de sodio trocável variando de 13,6 a 48,0 interferem NÃO na Emergência NEM não Número de Folhas do Algodoeiro AOS 10 dias apos a semeadura. Aos 44 dias apos oa semeadura, Período that anteceder a floração, a percentagem de sodio trocável variando de 27 a 30 promoveu Maior altura de planta, Diâmetro de caule ea fitomassa fresca e seca da parte aérea. Enquanto como doses crescentes de materia orgánica proporcionam Maior percentagem de Emergência e índice de Velocidade de Emergência e, AOS 44 dias apos a semeadura de uma altura de planta, o Diâmetro de caule ea fitomassa fresca e seca da parte aérea do Algodoeiro. O incremento NAS doses de materia orgánica atenuaram o Efeito do Sódio trocável Até um PST de 30 Sobre o Número de Folhas, altura de planta, Diâmetro de caule ea área foliar do Algodoeiro AOS 10 dias apos a semeadura; e Até um percentagem de sodio trocável Média de 28,5 e 34,0 respectively, Sobre o Número de Folhas ea área foliar AOS 44 dias apos a semeadura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.