Concentração de minerais no estojo córneo do casco em vacas leiteiras sadias e com claudicação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n3p1423Palavras-chave:
Bovinos, Casco, Macrominerais, Microminerais, Pododermatite asséptica.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as concentrações de minerais no tecido córneo de vacas leiteiras da raça Holandês saudáveis e com afecções podais associadas à laminite. Foram utilizados 21 bovinos, fêmeas, multíparas, da raça Holandês, com produção média de 24 litros de leite por dia, submetidas a manejo semi extensivo de alimentação. Os animais foram avaliados quanto ao seu escore de locomoção (EL) e divididos em dois grupos: EL acima de dois, apresentando lesões associadas à laminite (vacas com laminite - VCL); e EL igual a zero (vacas sem laminite - VSL). Foi realizada uma coleta de tecido córneo com aproximadamente 30 mm² de área da região abaxial da muralha do casco, a partir destas amostras foi realizada análise de cálcio, fósforo, zinco e magnésio. Foi realizada coleta de sangue para análise dos níveis de cálcio. Os animais do grupo VCL apresentaram níveis de magnésio menores (P=0,008), já com o cálcio foi observado aproximação da significância (P=0,06) para menores concentrações desse mineral quando comparado às vacas sadias (VSL) apesar de todos os animais serem normocalcêmicos. Os demais minerais avaliados não apresentaram diferença entre grupos. Em conclusão, vacas com lesões associadas à laminite apresentam menores concentrações de magnésio no tecido córneo digital, sem variação nas concentrações de fósforo e zinco. A relação entre lesões podais e os níveis de cálcio no tecido digital precisa ser avaliada em novos estudos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.