Bioquímica hepática sérica e perfil proteico eletroforético de camundongos saudáveis ou portadores do tumor de Ehrlich tratados com frações de extratos de Agaricus blazei Murril
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p763Palavras-chave:
Agaricaceae, Agaricales, Cogumelo do sol, Extratos, Polissacarídeos, Antineoplásico.Resumo
Biocompostos de Agaricus blazei Murril representam imunomoduladores naturais promissores para uso no tratamento de neoplasias. Objetivou-se avaliar o perfil bioquímico hepático sérico camundongos saudáveis ou portadores do tumor de Ehrlich tratados com diferentes extratos de A. blazei. Em pH ácido ou neutro e sob temperatura de extração de 60 ºC em banho-maria ou 37 ºC em banho ultrassônico foram obtidos extratos totais, de sobrenadante e de polissacarídeos de A. blazei. Após administração oral dos tratamentos para camundongos por 21 dias foram realizadas coletas de sangue e determinadas as atividades de aspartato aminotransferase (AST), alanina aminotransferase (ALT), creatina quinase (CK) e as concentrações de ureia, proteína total, albumina, globulinas e frações alfa, beta e gama-globulina. A presença do tumor de Ehrlich foi responsável por aumento significativo nas atividades séricas de AST e CK e das concentrações de globulinas totais e da fração gama-globulina, além de redução dos níveis de albumina e das alfa2-globulinas. Os extratos de polissacarídeos de A. blazei reduziram as atividades séricas de AST e ALT, provavelmente devido a um efeito hepatoprotetor. Além disto, extratos de polissacarídeos e sobrenadante inibiram o aumento das gama-globulinas induzido pelo tumor. Assim, as frações de polissacarídeos e sobrenadante do extrato de A. blazei apresentam bom potencial para uso complementar ao tratamento antineoplásico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.