Sous vide de tambaqui (Colossoma macropomum): caracterização e parâmetros de qualidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p117Palavras-chave:
Colossoma macropomum, Qualidade, Minerais, Ácidos graxos.Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de qualidade microbiológica, física e físico-química de sous vide de tambaqui (Colossoma macropomun) cultivado. Para a elaboração do sous vide foram utilizados 200 g de filé de tambaqui, 50 g de molho a base de manjericão (1:4 de filé de peixe: molho) e 10 mL de lactato de sódio a 5%, em seguida foram embalados à vácuo, pasteurizados a 65ºC durante 12,5 min e mantidos sob refrigeração. Nas amostras analisadas não foi detectada a presença de Salmonella spp, Clostridium sulfito redutores e Listeria monocytogenes. A contagem de coliformes a 45ºC e estafilococus coagulase positiva foram inferiores ao limite (103) permitido na legislação vigente. As análises de capacidade de retenção de água e teor de cloretos, do filé de tambaqui apresentaram diferença significativa (P<0,05) quando comparados ao sous vide devido a adição do molho de manjericão. As análises de bases voláteis totais (N-BVT) e teor de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS) no filé e no sous vide encontravam-se abaixo dos limites estabelecidos pela legislação indicando sua boa qualidade. A luminosidade (L*) e a cor amarela (b*) não mostraram diferença significativa (P>0,05) ao comparar o filé com o sous vide, porém o a* (cor vermelha) diminuiu o que está relacionado com a adição do molho do molho de manjericão. O croma (C*) e ângulo de tonalidade (hº) diferiram significativamente (P<0,05), foi constatado que as amostras de filé apresentaram uma cor mais clara e o sous vide foi identificado com a cor amarela. As razões n-6/n-3 encontradas no filé e no sous vide estão dentro do valor recomendado sendo importante para o metabolismo humano. Apresentaram também altas concentrações de cálcio, zinco, magnésio e potássio. Conclui-se, que o sous vide de tambaqui é boa fonte de nutrientes, rico de ácidos graxos e minerais essenciais para a saúde humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.