Crescimento e produção de brócolis adubado com doses de mucuna-cinza em casa de vegetação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1277Palavras-chave:
Mucuna pruriens, Brassica oleraceae var. itálica, Adubação verde, Nitrogênio.Resumo
Os efeitos de doses de adubos verdes na produção de olerícolas ainda são pouco conhecidos. São escassos os trabalhos científicos que indicam que o aumento da dose pode influenciar características das plantas. Os objetivos do trabalho foram avaliar o efeito de doses do adubo verde mucuna-cinza (Mucuna pruriens) no crescimento e produção, na partição da massa da matéria seca e do nitrogênio (N) em plantas de brócolis (Brassica oleraceae var. italica), bem como determinar a recuperação aparente e a eficiência fisiológica do uso do N. Foram estabelecidos quatro tratamentos e uma testemunha absoluta. Os tratamentos consistiram de quatro doses de adubo verde: 0, 3, 6, 9 t ha-1 em base de matéria seca, com adição de 12 t ha-1 de composto orgânico. As doses de adubo verde aplicadas influenciaram o crescimento e a produtividade do brócolis. A distribuição da massa da matéria seca entre as partes da planta de brócolis não é influenciada pelas doses de adubo verde. As doses de adubo verde influenciaram positivamente a quantidade de N acumulada na inflorescência e na planta inteira do brócolis. A recuperação aparente do N do adubo verde e a eficiência do uso do N pelas plantas de brócolis estão associadas positivamente às doses aplicadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.