Cinética de degradação ruminal de silagens de Brachiaria brizantha com diferentes aditivos microbianos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4025Palavras-chave:
Fracionamento de carboidratos, Homolático, Inoculante bacteriano, Ruminantes, Taxa de degradação, Valor nutricionalResumo
Objetivou-se determinar as frações de carboidratos e estimar os parâmetros da cinética de degradação ruminal de Brachiaria brizantha cv. Marandu com a inclusão de dois aditivos microbianos: Aditivo LPPP Pasto (Lactobacillus plantarum e Pediococcus pentosaceus) e Aditivo BSLPPA Pasto (Bacillus subtilis, Lactobacillus plantarum e Pediococcus acidilactici). O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com três diferentes silagens e três repetições por silagem. Os silos foram abertos após 34 dias de fermentação e sendo, depois, encaminhadas para análises laboratoriais. Para o fracionamento de carboidratos, foram determinados os carboidratos totais (CHOT), carboidratos não-fibrosos (CNF), as frações A+B1 (frações de rápida e média degradação ruminal), fração B2 (fração lentamente degradada no rúmen) e a fração C (fibra indigerível no rúmen). Os dados da produção de gases foram ajustados ao modelo logístico bicompartimental. Não houve diferença nos valores das variáveis de cinética de degradação dos carboidratos fibrosos e não-fibrosos das silagens analisadas. Porém, silagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu ensiladas com os aditivos bacterianos apresentaram maiores frações digestíveis de carboidratos, redução dos carboidratos totais, bem como menor fibra indigestível no fracionamento de carboidratos. Sendo assim, os dois aditivos microbianos melhoraram o valor nutricional da silagem de capim-marandu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.