Características agronômicas e de desempenho produtivo de cultivares de milho-verde em sistema orgânico e convencional
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1807Palavras-chave:
Zea mays L., Híbrido, Genótipo, Ambiente.Resumo
O milho destinado à produção de espigas verdes apresenta valor de comercialização maior que o milho grão e demanda durante todo o ano. Devido à pequena disponibilidade de cultivares específicos e a falta de informações a respeito do seu cultivo, este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento de cultivares de milho para ser colhido verde nos sistemas de produção orgânico e convencional. Os experimentos foram desenvolvidos no Pólo Regional do Extremo Oeste, em Andradina-SP, durante dois anos agrícolas. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos de 7 cultivares de milho (AG1051, AG4051, XB7116, Cativerde 02, 20A55, BM3061 e 2B587) e 2 sistemas de cultivo (orgânico e convencional). Em sistema orgânico as cultivares foram mais tardias, com menor desenvolvimento e produtividade. Destacaram-se as cultivares 2B587 pela precocidade, menor altura e boa produtividade e a cultivar BM3061 pelas características de espigas (comprimento e diâmetro), produtividade e indiferença no comportamento em relação ao sistema de cultivo. BM3061, 2B587, XB7116 e AG1051 podem ser recomendadas para os dois sistemas, por serem as mais produtivas em ordem decrescente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.