Micropropagação de híbridos de orquídea em meio knudson com adição de vitaminas do meio ms, benzilaminopurina e carvão ativado
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p683Palavras-chave:
Brassocattleya Pastoral, Laeliocattleya Amber Glow, Reguladores de crescimento, Cultura in vitro.Resumo
Os gêneros Cattleya e Brassavola, de ocorrência natural no Brasil, são muito utilizados na hibridação para melhorar a forma do labelo nos híbridos. Esta demanda cria a necessidade de desenvolver técnicas mais eficazes de propagação para atender o mercado e contribuir para evitar a extinção destas plantas. Objetivou-se testar concentrações de BAP, carvão ativado, meio de cultura Knudson e vitaminas do meio MS no subcultivo da orquídea Brassocattleya Pastoral x Laeliocattleya Amber Glow. Os explantes utilizados foram plântulas oriundas de germinação in vitro, com tamanho médio de 1-1,5 cm, submetidos à uniformização em meio Knudson durante três meses. Os experimentos foram realizados usando-se concentrações de meio Knudson (0%, 50%, 100%, 150% e 200%) combinadas com concentrações de vitaminas do meio MS (0%, 50%, 100% e 200%) e concentrações de BAP (0; 1,0; 2,0 e 4,0 mg L-1) e de carvão ativado (0; 200; 400 e 600 mg L-1). Em cada frasco de 250 mL contendo aproximadamente 50 mL de meio, foram colocadas quatro plântulas, sob condições assépticas em câmara de fluxo laminar. Pode-se utilizar 129% de Knudson, suplementado com 137,5 mg L-1 de carvão ativado, 104% de vitaminas do meio MS e sem adição de BAP, como melhor composição de meio de cultura na propagação in vitro do híbrido de orquídea. O meio Knudson não promove aumento no sistema radicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Fabíola Villa, Moacir Pasqual, Enoque Fernandes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













