Consórcio na entrelinha de sorgo com braquiária na safrinha para produção de grãos e forragem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3475Palavras-chave:
Sorghum bicolor, Brachiaria, Profundidade de semeadura, Entressafra, Associação de culturas, Rendimento de grãos.Resumo
O consórcio tem-se mostrado como técnica de cultivo eficaz para maximização da produção a partir do cultivo simultâneo de diferentes espécies na mesma área. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar, na safrinha, a produção de grãos e forragem na entressafra por meio do consórcio na entrelinha de sorgo granífero com braquiária em duas profundidades de semeadura. O experimento foi implantado a campo em Rio Verde-GO, no dia 05 de março de 2009. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x3+1+3, com quatro repetições, correspondendo a duas profundidades de semeadura da braquiária (2 e 10 cm), três espécies de braquiária (Brachiaria decumbens, B. brizantha cv. Marandú e B. ruziziensis) e quatro tratamentos adicionais referentes aos monocultivos de sorgo e três espécies de braquiárias. O sorgo granífero utilizado foi o DKB 599. A avaliação do rendimento de forragem das braquiárias foi realizada aos 98 dias após a colheita do sorgo. Os resultados permitiram constatar que os consórcios na entrelinha de sorgo com B. ruziziensis, independente da profundidade de semeadura, e com B. brizantha, semeada a 2 cm de profundidade, não causaram reduções no rendimento de grãos. O cultivo de braquiária na entrelinha do sorgo possibilitou incrementos nos rendimentos de massa seca e proteína bruta total da forragem. O consórcio de sorgo com braquiária na safrinha mostrou-se como técnica de cultivo promissora para produção de grãos e forragem (massa seca e proteína bruta) na entressafra em condições de cerrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.