Germinação de sementes de Emilia coccinea (Sims) G. DON em função da luminosidade, temperatura, armazenamento e profundidade de semeadura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3193Palavras-chave:
Espécie daninha, Aquênios, Qualidades de luz, Emergência de plântulas.Resumo
Emilia coccinea (Sims) G. Don (Asteraceae) é uma espécie daninha bastante frequente nas lavouras brasileiras, sendo também considerada hortícula por apresentar propriedades medicinais. O estudo da sua germinação pode contribuir para o seu manejo em áreas onde é indesejada, ao tempo que pode auxiliar a sua produção em hortas medicinais. O objetivo deste trabalho foi estudar, em três ensaios, o comportamento germinativo de sementes de E. coccinea em função da luz, temperatura, armazenamento e profundidade de semeadura. No primeiro ensaio os aquênios (frutos-semente) foram submetidos a diferentes temperaturas (10, 20, 30, 40 e 20-30ºC) e qualidades de luz (branca, vermelha, vermelhodistante e escuro), no segundo, os aquênios recém-colhidos e armazenados por 3, 6, 9 e 12 meses foram submetidos às mesmas qualidades de luz citadas anteriormente e incubados à 30ºC, para o terceiro ensaio os aquênios foram semeados em substrato areia+solo em diferentes profundidades (0, 1, 2, 3 e 4 cm). O delineamento experimental em todos os ensaios foi inteiramente casualizado com quatro repetições de 50 sementes, nos quais avaliou-se a porcentagem e velocidade de germinação e emergência de plântulas. A germinação de E. coccinea é maximizada sob a temperatura constante de 30ºC ou alternada de 20-30ºC, sob a luz branca. Aos nove meses de armazenamento, os aquênios perdem completamente a fotodormência. A capacidade de emergência das plântulas é superior quando as sementes encontram-se na superfície do substrato.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.