Experiência do usuário em interfaces digitais de moda

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49556

Palavras-chave:

Experiência do Usuário, Interface Digital, Moda

Resumo

A transformação digital mudou o paradigma dos negócios de moda, tornando as interfaces digitais, como as redes sociais e o comércio online, ambientes indispensáveis ao relacionamento das marcas com os usuários. No entanto, nem sempre esse relacionamento atende e satisfaz os usuários, apresentando aspectos críticos, em especial no que tange produtos de vestuário. Um exemplo trata da dificuldade no sentido tátil dos produtos e na vestibilidade, tanto caimento, modelagem quanto seleção do tamanho adequado. A presente pesquisa tem como objetivo revisar a literatura existente sobre os diferentes aspectos críticos da experiência do usuário em interfaces digitais de moda, por meio de uma revisão sistemática de literatura. A metodologia utilizada é revisão sistemática de literatura com base no método SSF (Systematic Search Flow) de Ferenhof e Fernandes (2016). Como resultado, identificou-se que os aspectos críticos podem ser segmentados entre utilitários (usabilidade, conveniência e utilidade) e hedônicos (confiança, estética, engajamento e interação), além da vestibilidade. Em adição, foram identificados campos da tecnologia em que se encontram as principais contribuições relacionadas aos aspectos críticos da experiência do cliente na moda, que são: m-commerce (comércio por meio de dispositivos móveis), interações digitais, sistemas de recomendação, vestibilidade e realidade aumentada e realidade virtual.

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Biografia do Autor

Cristina Rodrigues Barbosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na linha de pesquisa organização e fatores humanos com foco satisfação do usuário, produto de moda e comércio eletrônico. Mestre em design de moda e vestuário também pela Udesc, na linha de pesquisa Design e tecnologia do vestuário, com foco em desenvolvimento de mix de produtos para o varejo. Possuo graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e design de moda pela Unicesumar (2022), além de dois cursos de MBA, um em marketing e outro em gestão de varejo, ambos pela FGV. Tenho experiência de 18 anos na área de compras da Lojas Renner e Calcenter Calçados (Studio Z), além de empresa própria, onde desenvolvi produtos da marca. Consultorias e mentorias para empresas de moda, desde área estratégica, planejamento e desenvolvimento de produtos e coleções, canais de vendas e marketing.

Marcelo Gitirana Gomes Ferreira, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Design da UDESC, atuando na graduação do curso de Design, nas pós-graduações em Design e em Administração daquela universidade. Tem experiência na área de Desenvolvimento de Produtos, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia e usabilidade, desenvolvimento de Tecnologia Assistiva e metodologia de projeto e desenvolvimento colaborativo de produtos. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFPE (1992). Realizou mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica na UFSC (1997 e 2006), na área de Projeto de Sistemas Mecânicos. Fez estágio de pós-doutorado em Design Cerâmico na A2D (Agência para o Design Cerâmico) da UFSC em 2008. Trabalhou como engenheiro de projeto mecânico na Rhodia Nordeste (1992 a 1994) e como engenheiro de produto da Volkswagen-Audi em Curitiba (1998 a 2002). Foi engenheiro residente na sede da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha (1999 a 2000).

Henrique de Souza Goulart, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design (PPGDesign) e Mestre em Design de Vestuário e Moda pelo Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGModa), no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda, ambos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). MBA em Mídias Sociais e Tecnólogo em Design de Moda pela Universidade Franciscana (UFN).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

Rodrigues Barbosa, C., Gitirana Gomes Ferreira, M., & de Souza Goulart, H. (2024). Experiência do usuário em interfaces digitais de moda: uma revisão sistemática de literatura. Projetica, 15(2), 1–27. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n2.49556

Edição

Seção

Ergonomia e Usabilidade

Dados de financiamento

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