Narrativas autobiográficas na pesquisa qualitativa: implicâncias das cópias na moda
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1suplp14Palavras-chave:
Cópia, Indústria da Moda, Pesquisa Qualitativa e Narrativas AutobiográficasResumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa a nível de doutorado que avaliou como e em que medida os produtos copiados da indústria da moda são comercializados me-diante uma censura sociocultural. A fim de refletir sobre essa censura e suas impli-câncias na atividade do design, foi selecionada para este artigo parte da metodologia de abordagem qualitativa, destacando narrativas autobiográficas como um dos per-cursos para observar as discrepâncias de discursos socialmente dominantes que diver-gem produtos copiados de originais.Downloads
Referências
BERGAMO, Alexandre. A experiência do status: roupa e moda na trama social. São Paulo: Editora UNESO, 2007.
BERTÉ, Odailson Sinvaldo. Corpos se (mo)vendo com imagens e afetos: dança e pedagogias culturais. 2014. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2014.
BOMFIM, Gustavo A. Fundamentos de uma teoria transdisciplinar do design: morfologia dos objetos de uso e sistemas de comunicação. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 27-41, 1997.
BRANDÃO, Ludmila. Ensaio sobre a cópia na era da hiper-reprodutibilidade técnica. In: PRECIOSA, Rosane; MESQUITA, Cristiane (org.). Moda em ziguezague: interfaces e expansões. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagens metodológicas na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 526–536, set. /dez. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/ v17n51/02.pdf. Acesso em: 7 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.