A gestão estratégica de Design de Moda como fator de sucesso da marca FARM
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2020v11n1p134Palavras-chave:
Gestão de Marca, Design de Moda, Consumo, Lifestyle, Direção CriativaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os aspectos da gestão estratégica de design de moda que contribuem para o sucesso no mercado da marca de moda feminina FARM. Envolve uma abordagem sobre identidade e posicionamento da marca no desenvolvimento de produtos e foca no processo criativo e no papel do diretor criativo na organização dos conceitos e estratégias do desenvolvimento de produto de moda. Utilizou-se a pesquisa qualitativa e descritiva para atingir os objetivos propostos, desenvolvida nos limites de um estudo de caso. Para a coleta dos dados foi realizada a revisão bibliográfica assim como a entrevista subsidiada por um questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do método indutivo, por comparação entre a fundamentação teórica apresentada e os dados obtidos. Observou-se como a valorização da gestão da marca no desenvolvimento do processo criativo de seus produtos, influencia o resultado final de suas coleções e, por consequência, o sucesso mercadológico da empresa.Downloads
Referências
CARVALHAL, André. A moda imita a vida: como construir uma marca de moda. Rio de Janeiro: Estação das Letras e Cores, 2014.
GOMES, Nelson; LOPES, Maria Vieira; ALVES, Paulo Emanuel. Coolhunting e estudos de tendências aplicados à moda: modelo de segmentação estratégica. Moda Palavra e-periódico, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 5-26, jan./jun. 2016.
GOMEZ, Luiz Salomão Ribas Gomez; OLHATS, Magali; PÓLO, Claudia C. Fashion branding: uma relação emocional com o consumidor. ModaPalavra e-periódico, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 89-113, jul./dez. 2011.
HAMBRICK, Donald C. Operationalizing the concept of business-level strategy in research. Academy of Management Review, Briarcliff Manor, v. 5, n. 4, p. 567-575, 1980.
KOTLER, Philip. Administração de marcas. São Paulo: Atlas, 1998
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Ediouro, 2009.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A gestão de design como estratégia organizacional: um modelo de integração do design em organizações. 2004. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
MEADOWS, Toby. Como montar e gerenciar uma marca de moda. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
MICHETTI, Miqueli. Moda brasileira e mundialização: mercado mundial e trocas simbólicas. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
MIRANDA, Ana Paula. Consumo de moda: a relação pessoa-objeto. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do Design. São Paulo: Blucher, 2010.
MOZOTA, Brigitte B.; KLÖPSCH, Cássia; COSTA, Filipe C. Xavier. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PORTER, Michael E. Competitive advantage: creating and sustaining superior performance. New York: Free Press, 1995.
SANCHES, Maria Celeste de Fatima. O projeto do intangível na formação de designers de moda. 2016. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
SANCHES, Maria Celeste de Fatima. Uma análise da delimitação projetual no design de moda. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DESIGN, 6., 2011, Lisboa. Anais [...]. Lisboa: CIAUD, 2011. v. 1, p. 1-4.
SANTOS, Janiene. Sobre tendências e o espírito do tempo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTOS, S. R. Marketing de moda “EU QUERO FARM!”: desvendando o sucesso por trás da FARM. 2009. Monografia (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, Aldo Clécius Neris. A pesquisa de estilo de vida como metodologia e recurso para direção criativa de moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPEM, 2012. Disponível em: http:// www.coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202012/ GT07/ARTIGO-DE-GT/103617_A_pesquisa_de_estilo_de_vida_como_metodologia_e_recurso_para_direcao_criativa_de_moda.pdf. Acesso em: 6 nov. 2017.
SIMMEL, Georg. A filosofia da moda. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
STEAD, Jean Garner; STEAD, W. Edward. Sustainable strategic management: an evolutionary perspective. International Journal of Sustainable Strategic Management, Genève, v. 1, n. 1, p. 62-81, 2008.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
WOLFF, Fabiane. Sistemática de avaliação da gestão de design. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.