Usinagem aplicada a sementes ornamentais brasileiras: utilizando o design para tornar o setor da biojoia mais competitivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n1p241Palavras-chave:
Biojoia, Sementes brasileiras, ArtesanatoResumo
Este artigo apresenta os primeiros resultados das etapas de experimentação da pesquisa intitulada "Aperfeiçoamento das técnicas de acabamento decorativo em sementes brasileiras para a competitividade no setor do artesanato através de produtos com perfil sustentável". O presente artigo é parte da pesquisa para o mestrado do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, e se insere na linha de Design, Materiais, Tecnologia e Processos. A presente pesquisa tem o objetivo de mostrar que através do trabalho com acabamentos decorativos, ou o chamado design de superfície, aplicado às sementes brasileiras comumente utilizadas para a produção de biojoias é uma ação inovadora e pode auxiliar no aumento da competitividade do setor do artesanato com sementes. Desta forma, as etapas principais do estudo que geraram inclusive em uma materioteca de sementes brasileiras foram: pesquisa bibliográfica, análise das sementes, produção de imagens, experimentação através da usinagem, avaliação dos resultados e conclusão.
Downloads
Referências
BANDEIRA, Julio. Sementes ornamentais do Brasil. Rio de Janeiro: Reler, 2008.
BECKER, Bertha K. Amazônia: nova geografia, nova política regional e nova escala de ação. Amazônia Sustentável: desenvolvimento sustentável entre políticas públicas, estratégias inovadoras e experiências locais. Rio de Janeiro: Garamond; Tübinger, Alemanha: Geographischen Instituts de Universität Tübingen, 2005.
ESCOLA DE DESIGN. Centro de Estudos em design da Madeira. Disponível em: http://www.ed.uemg.br/atuacoes/centros/design-madeira> Acesso em: 26/04/2012
FEEVALE. Materioteca. Disponível em: http://materioteca.feevale.br:8080/webmaterioteca/-externo/index.jsp. Acesso em: 10/04/2012.
FELIX, Ana Angélica Alves. Identificação e desenvolvimento de técnica alternativa de controle de fungos em sementes utilizadas no artesanato. Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/3322/1/2007_AnaAngelicaAlvesFelix.PDF. Acesso em: 15/03/2012.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2000.
SEBRAE. Programa Sebrae de Artesanato. Termo de referência: março de 2004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Projetica

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





