Entre foguetes, estrelas e canetas:
relato de experiência de ensino de princípios da Computação para estudantes de graduação em Design
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p166Palabras clave:
Ensino;, Design Computacional;, Computação.Resumen
Nos últimos 20 anos, as temáticas do design computacional e generativo tornaram-se mais presentes nos interesses e práticas de estudantes de Design. Entretanto, persistem barreiras para a aprendizagem dos princípios, conceitos, práticas e perspectivas da Computação por esses estudantes, tais como a falta de fundamentos teóricos e dificuldades de uso dos ambientes de programação criados para outras áreas. Este artigo apresenta um relato de experiência de ensino de princípios da Computação no Curso de Design da Ufes, utilizando uma abordagem de ensino e ambiente específicos para este público. Por dois semestres, um total de 150 estudantes testaram a proposta e produziram cerca de 2600 programas, cujas estruturas e funcionamentos ilustram processos de resolução de problemas no âmbito da abordagem didática. Os resultados preliminares sugerem que a abordagem promoveu a aprendizagem de conceitos da Computação, fomentou colaboração entre os aprendizes e oportunizou a expressão individual por meio da programação.
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