Ludificação e Gamificação

Divergências e convergências sob a perspectiva de gestão de design sistêmica e de educação

Autores/as

  • Alais Souza Ferreira Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0001-6071-0205
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina. https://orcid.org/0000-0002-3327-9170

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.43868

Palabras clave:

ludificação, gamificação, gestão de design sistêmica, educação.

Resumen

Este artigo objetiva relatar o significado, as divergências e as convergências de ludificação e de gamificação a partir da experiência prática com os pesquisadores do Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), e com os jovens e os pedagogos da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES). Esse relato irá ocorrer pela perspectiva da gestão de design sistêmica e da educação. O principal resultado encontrado é que a ludificação e a gamificação possuem significados distintos, mas são processos que se complementam.

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Biografía del autor/a

Alais Souza Ferreira, Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui bacharel em Design com habilitação em Design Gráfico pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2014), especialização em Marketing Criativo pela UNIVALI (2017) e mestrado em Design com ênfase em Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2019). Atualmente está cursando Doutorado em Design pela UFSC, na linha de pesquisa Gestão de Design, como bolsista CAPES no laboratório de pesquisa Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NAS Design - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9284142576860688), sob a orientação do professor Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo.

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Programa de Pós-graduação em Design (Pós-Design), Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design (NASDesign), Universidade Federal de Santa Catarina.

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduaçao em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

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Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Ferreira, A. S., & de Figueiredo, L. F. G. (2022). Ludificação e Gamificação: Divergências e convergências sob a perspectiva de gestão de design sistêmica e de educação. Projetica, 14(1), 1–30. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n1.43868

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

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