Estratégia de promoção do design no Brasil: Considerações sobre o programa Design & Excellence Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n1p64Palabras clave:
Design, Políticas de Design, Promoção de Design, Prêmios de DesignResumen
O Programa Design & Excellence Brazil, realizado de 2003 a 2012, teve por finalidade promover a visibilidade do design brasileiro através da participação e premiações mais significativas no iF Design Award, um dos principais selos de excelência em design do mundo. A coleta e sistematização dos dados observados nos 10 anos de duração, confrontada por triangulação com resultados obtidos antes e após a iniciativa, subsidiou essa análise para apontar o impacto da ação que posicionou o Brasil entre os países mais premiados neste certame.Descargas
Citas
BRECKON, Jonathan. Using research evidence: a practice guide. Disponível em: https://media.nesta.org.uk/documents/Using_Research_Evidence_for_Success_-_A_Practice_Guide. Disponível em: https://media.nesta.org.uk/documents/Using_Research_Evidence_for_Success_-_A_Practice_Guide.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.
BRUM, Ana Leocadia de Souza; BUSO, Juliana Mascaro; CASTRO, Leticia; indicador de desempenho do design brasileiro no mercado internacional: a participação brasileira no prêmio iF Design Award. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 9, n. 2, p. 5317-5325, 2016.
CENTRO BRASIL DESIGN - CBD. Disponível em: https://www.cbd.org.br. Acesso em: 5 mar. 2018.
CENTRO DE DESIGN PARANÁ - CDPR. DEB 2008/2012 - Prestação de Contas. CDPR, 2012.
CEO do iF Design Award visita o Brasil e elogia designers brasileiros. Casa Cláudia, São Paulo, SP, 14 maio 2015. Disponível em: https://casaclaudia.abril.com.br/moveis-acessorios/ceo-do-if-design-award-visita-o-brasil-e-elogia-designers-brasileiros. Acesso em: 18 jan. 2019.
COMPETITIVENESS. Desenvolvimento de indicadores e sua aplicação sobre a efetividade do uso do design nos setores produtivos e os resultados econômicos nas premiações internacionais. The Cluster Competitiveness Consultoria, Belo Horizonte, MG, 13 jun. 2012. Disponível em: http://200.198.192.20/arquivos/dwnl_1418930324.pdf. Acesso em: 18 jan. 2019.
COX, George. Cox review of creativity in business: building on the UK’s strengths. London: Design Council, 2005. Disponível em: http://webarchive.nationalarchives.gov.uk/+/http://www.hm-treasury.gov.uk/independent_reviews/cox_review/coxreview_index.cfm. Acesso em: 5 mar. 2018.
DESIGN EXCELLENCE BRAZIL – DEB. Catálogo Excellence Brazil: 2003 – 2006. São Paulo: APEX-Brasil, 2006.
DESIGN MANAGEMENT INSTITUTE – DMI. Cambridge, MA: DMI, 2019. The value of design. Disponível em: http:// https://www.dmi.org/page/DesignValue. Acesso em: 20 jan. 2019.
ER, Alpay H. Development patterns of industrial design in the third world. Journal of Design History, Oxford, v. 10, n. 3, 293-307, 1997.
GAZIRI, Leticia Castro; GOUVEIA, Ana Leocadia de Souza Brum Donikian; BUSO, Juliana Mascaro. O design brasileiro no cenário internacional a participação brasileira no prêmio iF Design Award. Blucher Design Proceedings, São Paulo, SP, v. 1, n. 4, p. 2940-2949, 2014.
GEMSER, Gerda; WIJNBERG, Nachoen M. The economic significance of industrial design awards: a conceptual framework. Design Management Academic Review, Boston, MA, v. 2, n. 1, p. 61-71, 2002.
GOUVEIA, Ana Leocadia Souza Brum Donikian. Os ganhos competitivos das empresas brasileiras vencedoras no prêmio internacional iF Product Design Award. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Organizações e Desenvolvimento) – FAE - Centro Universitário, Curitiba, PR, 2011.
IBGE. Série histórica do PIB - IBGE. Disponível em: http://agenciadenoticias.ibge.gov.br›media›arquivos. Acesso em: 12 set. 2019.
IF WORLD DESIGN GUIDE. Disponível em: https://ifworlddesignguide.com. Acesso em: 10 jul. 2019.
JOHNSON, Jeffrey; COOK, Matthew. Policy design: a new area of design research and practice. Complex Systems in Design and Management, Heidelberg, p. 51–62, 2014. DOI: doi.org/10.1007/978-3-319-02812-5_4.
MAFFEI Stefano; ARQUILLA, Venanzio; MORTATI, Marzia; VILLARI Beatrice. Building an Evaluation Culture for Design Policies. Design Policy Issues, Milano, n. 1, p. 1-14, 2013. Online. Disponível em: http://www.deepinitiative.eu/wp-content/uploads/2013/09/Design_Policy_Issue_N1_Print.pdf. Acesso em: 16 out. 2017.
MOZOTA, Brigitte Borja de; KLOPSH, Cassia; COSTA, Filipe Campelo Xavier. Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PATROCÍNIO, Gabriel; BOLTON, Simon. Temas emergentes na literatura sobre políticas de design. Arcos Design, Rio de Janeiro, v. 9; n. 1, jun. 2016.
PEREIRA, Juliana M. B. Entrevista [concedida a Ken F. O. Fonseca]. Curitiba, 30 jan. 2019.
PORTO, Bruno de Almeida; LOBO JUNIOR, Marco Aurélio. O design latino-americano no iF Design Award: algumas causas e consequências da presença brasileira. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM DESIGN, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2., Brasília, DF. Anais [...]. Brasília: Universidade de Brasília, 2016. p. 59–62.
PROGRAMA BRASILEIRO DE DESIGN - PBD. Projetos do Programa Brasileiro do Design. Disponível em: http://www.comexresponde.gov.br/portalmdic//arquivos/dwnl_1371834630.pdf. Acesso em: 5 mar. 2018.
PUTTICK, Ruth; LUDLOW, Joe. Standards of evidence for impact investing. London: Nesta, 2012. Disponível em: http://www.nesta.org.uk/library/documents/StandardsofEvidenceforImpactInvesting.pdf. Acesso em: 25 jan. 2019.
RAULIK-MURPHY, Gisele. A comparative analysis of strategies for design promotion in different national contexts. 2010. Tese (Doutorado) - Institute Cardiff, University of Wales, Cardiff, CF, 2010.
RAULIK-MURPHY, Gisele; CAWOOD, Gavin; LEWIS, Alan. Design policy: an introduction to What Matters. Design Management Review, Cambridge, MA, v. 21, n. 4, p. 52-59, 2010.
RAULIK-MURPHY, Gisele; MURPHY, Darragh; CHRISTIANO, Sara Sanches de; SANZ, Claudia Marcela. Revisão latino-americana do International Design Scoreboard: levantamento de dados para informação de políticas públicas de design. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, RS, v. 9, n. 1, p. 2-13, Jan./Apr. 2016.
ŞAHIN, Damla; ÇALGÜNER, Alper; YAVUZCAN, H. Güçlü. Design awards as a design promotion activity: international Design Awards. Journal of Science, Ancara, Turkey, v. 6, part B, p. 45-55, 2018.
SUNG, Whan Oh; NAM, Ki-Young, CHUNG, Kyung-won. Strategic use of international product design award schemes. Design Management Journal, Boston, MA, v. 5, n. 1, p. 72-86, 2010.
SUNG, Whan Oh; SONG, Min Jeong; PARK, Jongmin; CHUNG, Kyung-won. Changing roles of design promotion organization in the global context and a new theoretical model for a design promotion system. In: IASDR CONFERENCE – EMERGING TRENDS IN DESIGN RESEARCH, 2., 2007, Hong Kong. Proceedings […]. Hong Kong: The Hong Kong Polytechnic University Polytechnic University School of Design, 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228470045_Changing_Roles_of_Design_Promotion_Organizations_in_the_Global_Context_and_a_New_Theoretical_Model_for_a_Design_Promotion_System. Acesso em: 5 mar. 2018.
TREVISAN, Andrei Pittol; BELLEN, Hans Michel van. Avaliação de políticas públicas: uma revisão teórica de um campo em construção. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 42, n. 3, p. 529-50, maio/jun. 2008.
XIA, Yusen; SINGHAL, Vinod R.; ZHANG, Peter G. Product design awards and the market value of the firm. Production and Operations Management, Baltimore, MD, v. 25, n. 6, p. 1038-1055, Jun. 2016.
YIN, Robert K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.