As relações funcionais e simbólicas do objeto no design

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p119

Palabras clave:

Objeto, Forma, Função, Símbolo

Resumen

O design contribui de maneira singular na cultura material pois está presente em tudo ao nosso redor, seja nos produtos mais simples ou nos tecnológicos. A cada dia novos produtos são lançados no mercado e o problema é que nem sempre esses produtos são realmente úteis e necessários. O que se vê é um aumento exagerado do consumo e desejo de posse, uma relação que tem se tornado insustentável. As relações existentes entre função e simbolismo dentro do design já não sobrevivem isoladas, e, para que um produto seja considerado bom, a forma deve seguir uma função, mas deve também ser atrativa visualmente e despertar emoções nas pessoas. Essa relação equilibrada garante que os projetos sejam bem-sucedidos e melhor aproveitados, deste modo, o design estará contribuindo com a cultura material, atentando-se também às questões sociais e sustentáveis, fatores considerados fundamentais na atualidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Conrado Renan da Silva, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Mestrando em Design pela Universidade Estadual Paulista.

Ana Paula Cabral Sader, Centro Universitário Toledo

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista.

Citas

BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2000.

BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo. Cosac Naify, 2013.

CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do Design. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2008.

CASA VOGUE. Há 50 anos, poltrona mole se consagrava. 2011. Disponível em: http://revista.casavogue.globo.com/design/ha-50-anos-poltrona-mole-seconsagrava. Acesso em: 15 mar. 2016.

FORTY, Adrian. Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

GUIRAUD, Pierre. A Semântica. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel: Difusão Editorial, 1980.

LÖBACH, Bernd. Design Industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. São Paulo: Blucher, 2001.

MANZINI, Ezio. Design para inovação social e sustentabilidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 3. ed. São Paulo: Perspectiva,1999.

REIS, Alexandre Amorim dos. Materialidade do design e cultura material. Belo horizonte, MG: Centro T & C Design, 2005. v. 1. Disponível em: http://www. tcdesign.uemg.br/en/pdf/alexandre_amorim.pdf. Acesso em: 15 mar. 2016.

SUDJIC, Deyan. A linguagem das coisas. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

Publicado

2019-06-24

Cómo citar

Silva, C. R. da, & Sader, A. P. C. (2019). As relações funcionais e simbólicas do objeto no design. Projetica, 10(1), 119–132. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p119

Número

Sección

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.