A inserção do design universal e disciplinas correlacionadas nas instituições de ensino superior em design no Brasil: um panorama geral obtido por meio dos sites institucionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p143

Palabras clave:

Educação, Instituições de Ensino Superior em Design, Matriz Curricular, Design Universal, Ergonomia

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior em Design (IES) no Brasil, a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e com procedimento técnico de análise sistemática. Foram analisadas 140 IES por meio dos sites, quanto à matriz curricular, ementa e linhas de pesquisa de pós-graduação. A execução consistiu na investigação em base de dados e no uso de critérios para se chegar a uma amostragem final.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruna da Silveira Suris, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutoranda em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. 

Heli Meurer, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Centro Universitário Ritter dos Reis.

Vinícius Gadis Ribeiro, Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter

Citas

ANDRADE, Martha Sahade Araújo de; PACHECO, Marina Locatelli; FARIAS, Sandra Sâmara Pires. Pessoas com deficiência rumo ao processo de inclusão na educação superior. Revista Conquer, Barreiras, BA, v. 1, p. 1 -5, 2007.

BITTENCOURT, Leonardo Salazar; MUNIZ CORRÊA, Andreia Lopes; MELO, Juliana Duarte de; MORAES, Miguel Correia de; RODRIGUES, Raquel Faião. Acessibilidade e cidadania: barreiras arquitetônicas e exclusão social dos portadores de deficiências físicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2004. p. 1-7.

BRASIL. Lei nº. 10098 de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2000.

CARLETTO, Ana Claudia, CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: um conceito para todos. São Paulo: Instituto Mara Gabrilli, 2008.

COOK, Albert M.; HUSSEY, Susan M. Assistive technologies: principles and practices. Sant Louis, Missouri: Mosby - Year Book, 1995.

COUTO, Rita Maria de Souza. Escritos sobre ensino de design no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books, 2008. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/enade. Acesso em: 13 jul. 2016.

GUIA sobre a lei brasileira da inclusão 13.146/15. Brasília, DF: Mara Gabrilli, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm. Acesso em: 13 jul. 2016.

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. 2. ed. rev. e ampliada. São Paulo: Blucher, 2005.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacaoe-exames-educacionais/enade. Acesso em: 13 jul. 2016.

LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin; ARAÚJO-FILHO, Pedro; SIMOMELLI, Simone Berriel Joaquim; CAETANO, Vera Lygia Santos Butignoli; REGINA, Márcia Regina Rodrigues; REGIANI, Denise Maria. Acessibilidade em ambiente universitário: identificação de barreiras arquitetônicas no campus da USP de Bauru. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 14, n. 2, p. 177-188, 2008.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAMPAIO, Rosana Ferreira; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, 2007.

SARTORETTO, Mara Lúcia Sartoretto; BERSCH, Rita. Assistiva. Tecnologia e Educação. 2014. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html. Acesso em: 23 dez. 2015.

Publicado

2021-05-25

Cómo citar

Suris, B. da S., Meurer, H., & Ribeiro, V. G. (2021). A inserção do design universal e disciplinas correlacionadas nas instituições de ensino superior em design no Brasil: um panorama geral obtido por meio dos sites institucionais. Projetica, 12(1), 143–167. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n1p143

Número

Sección

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.