O consumo de moda e a construção de identidade do adolescente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n2p87Palabras clave:
Consumo de moda, Construção de identidade, Auto-imagem, Marketing.Resumen
O artigo teve como propósito investigar a influência do consumo de moda na construção de identidade, no período da adolescência. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica, uma análise de imagens publicitárias e a aplicação de um questionário de cunho qualitativo. Assim, verificou-se a influência do consumo de moda nesse processo, contribuindo para compor e expressar a personalidade do jovem. Porém, constatou-se que algumas estratégias utilizadas pelo marketing de moda adolescente, podem ser nocivas e causar problemas na aceitação da auto-imagemDescargas
Citas
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumoTradução por Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2010.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d ́Água, 1991.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumoTradução por Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2010.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d ́Água, 1991.
BENEDETTI, Francisco Carlos; NICOLETTI, Kátia Eliana da Silva. Estatística e moda adolescente: possibilidades por meio de análise fatorial e pesquisa de marketing. Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba (FATEC-ID) 2010. Disponível em: http://fatecindaiatuba.edu.br/reverte/index.php/revista/article/view/46. Acesso em: 24/06/2014
BORIN, Suzana. A febre da Abercrombie. Istoé Dinheiro. 11 fev. 2011. Seção Estilo. Disponível em: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/estilo/20110211/febre-abercrombie/58512.shtml. Acesso em: 21/08/2014
BURROWES, Patrícia. Viagem ao território da publicidade. Comunicação, mídia e consumo, São Paulo, v. 2, n. 5, nov. 2005.
CANO, Maria Aparecida Tedeschi. et al. Auto-imagem na adolescência. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 1, n. 1, Out./Dez. 1999. Disponível em http://h200137217135.ufg.br/index.php/fen/article/view/668/734. Acesso em: 21/08/2014
CASTRO, Geórgia Cardoso de; ALMEIDA, Ana Júlia Melo. A moda e a construção da identidade. In: Coloquio de Moda, 7., 2011, Anais do 7º Colóquio de Moda. CNN Wire Staff. Forever 21 asked about maternity line. Disponível em http://edition.cnn.com/2010/LIVING/07/19/maternity.forever.21/. Acesso em: 15/04/2014
CUNHA, Caroline de Souza Dutra da. Espelhos de Papel: Representações de uma sociedade em catálogos de moda (1998-2005). 2005. 59 fls. Monografia (Bacharelado em História) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, 2005. Disponível em: http://www.pergamumweb.udesc.br/dadosbu/000000/000000000000/00000076.pdf. Acesso em: 19/08/2014
DE SÃO PAULO, F. Popular entre adolescentes, Snapchat serve para marketing; veja como [Internet]. Classificados - Folha. 2015 Disponível em: http://classificados.folha.uol.com.br/negocios/2013/12/1388452-popular-entre-adolescentes-snapchat-serve-para-marketing-vejacomo.shtml. Acesso em: 15/04/2014
EHRENBERG, Karla Caldas. O consumo simbólico e a vida cotidiana. In: Conferência Brasileira de Comunicação com o Mercado, 2., 2012, Anais do II E-COM. Disponível em: http://www2.metodista.br/unesco/1_Ecom%202012/E-book%20%20ECOM%202012.pdf. Acesso em: 18/07/2014
EMBACHER, Airton. Moda e identidade: a construção de um estilo próprio. São Paulo: Anhembi Morumbi, 1999
GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: Epu, 1998.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. 233 p.
HEINZELMANN, Fernanda Lyrio; STREY, Marlene Neves. Meninas de Capricho, mulheres de Vogue: Imprensa feminina e a invenção da Adolescência eternal. In: Coloquio de Moda, 6., 2010, Anais do 6º Colóquio de Moda.
LUTZ, Ashley. 13 reasons why people hate Abercrombie & Fitch. 2013. Disponível em: http://www.businessinsider.com/abercrombie-and-fitchworst-controversies-2013-8?op=1. Acesso em: 19/07/2014
MIRANDA, Ana Paula de. Consumo de Moda: A relação pessoa-objeto. São Paulo: Estação das letras e cores, 2008.
MOURA, Tiago Bastos de. et al. Uma análise de concepções sobre a criança e a inserção da infância no consumismo. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 33, n. 2, 2013.
NASSIF, Maria de Fátima. Contra os abusos de uso da imagem da mulher, do homem, da criança e do adolescente na publicidade. In: Seminário preparatório para a conferência nacional de comunicação: contribuições da psicologia, 2009, Brasília. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2009/07/Fatima_Nassif_-_Contra_os_abusos_de_uso_da_imagem_da_mulher.pdf. Acesso em: 22/05/2014
OLIVEIRA, Rafael Studart de. O poder de persuasão da publicidade contemporânea. 2009. 53 fls. Monografia (Bacharelado – Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda), Faculdade 7 de Setembro, Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/publicidade/monografia/2009/rafael%20studart. pdf. Acesso em: 28/07/2014
OLIVEIRA, Talita Souza de. Moda: Um fator social. 2013. 126 fls. Dissertação (Mestrado – Ciência Têxtil e Moda), Universidade de São Paulo, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, São Paulo, 2013.
PANDJIARJIAN, Paulo. A força do consumo adolescente. 2008. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/4590/aforca-do-consumo-adolescente>. Acesso em: 17/03/2014
PEREIRA, Adriano. et al. A Influência da mídia na vida dos adolescentes. Relações entre estética, consumismo e as psicopatologias. EFDeportes. com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, No 149, Outubro de 2010. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd149/a-influencia-damidia-na-vida-dos-adolescentes.htm. Acesso em: 10/03/2014
PORTUGAL, Mirela. As marcas preferidas das mulheres da geração Y. Pesquisa do Goldman Sachs e da revista Teen Vogue aponta as queridinhas das consumidoras millenials. Exame.com. 03 out. 2013. Seção Marketing. Disponível em http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-50-marcas-preferidas-das-mulheres-da-geracao-y#25. Acesso em: 15/04/2014
RIBEIRO, Paulo César Pinho. O adolescente e os consumos. Adolesc Saúde. 2005;2(3):21-24. Disponível em: http://www. adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=163. Acesso em: 25/02/2014
SCHIFFMAN, Leon. G; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do consumidor. 6. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
SOLOMON, Michael R. Comportamento Do Consumidor Comprando, Possuindo e Sendo. Porto Alegre: Editora Bookman. 2006.
SOUZA, Luiz Carlos Carneiro de Faria e. Educação e Publicidade. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 2, Abr./Jun. 2000.
SOUZA, Valdete Vazzoler de; CUSTÓDIO, José de Arimathéia Cordeiro. Fotografia: meio e linguagem dentro da moda. Discursos fotográficos, Londrina, v. 1, 2005.
TOSATTI, Abykeyla Mellisse; PERES, Luciana; PREISSLER, Helena. Imagem corporal e as influências para os transtornos alimentares nas adolescentes jovens. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo, v. 1, n.4, Jul./Ago. 2007. Disponível em: http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/viewFile/36/34. Acesso em: 14/06/2014
VERONESI, Luiza Belloni; Anti-“gordinhas”, Abercrombie & Fitch deixa de fabricar tamanhos G e GG. InfoMoney, {S. l.}, 10 maio 2013. Seção Minhas Finanças. Disponível em: http://www.infomoney.com. br/minhas-financas/planos-saude/noticia/2770525/anti-gordinhasabercrombie-fitch-deixa-fabricar-tamanhos. Acesso em: 15/04/2014
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.