Reabilitação de edificação de interesse histórico e cultural e a identidade da moda catarinense
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p158Palabras clave:
Arquitetura, Preservação, ModaResumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo realizado para a elaboração do projeto arquitetônico de um Bureau de Estilo em uma edificação de interesse histórico e cultural na cidade de Joinville/SC. O estudo desenvolvido parte da proposta de unir o patrimônio edificado de linguagem eclética à moda catarinense, setor reconhecido nacionalmente por sua produção têxtil, porém, que enfrenta um problema na consolidação de sua identidade. Neste contexto, devido à inquietação relacionada à falta de espaços para criação, pesquisa e divulgação da moda do estado, surge a ideia de um Bureau de Estilo como alternativa de incentivo. Para que esta proposta ocorra de forma fundamentada fez-se necessário revisar conceitos como Bureau de Estilo, relação entre moda e arquitetura, moda catarinense, patrimônio têxtil, reabilitação, assim como, análise da edificação preexistente e o seu entorno urbano. Por fim, foi possível desenvolver um projeto arquitetônico motivado pelas diretrizes projetuais, seguindo os princípios de distinguibilidade e reversibilidade, assim como, a proposta de um anexo estabelecida por meio de linguagem contemporânea, respeitando a leitura arquitetônica da edificação preexistente. Este estudo e projeto foram resultados do Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade do Estado de Santa Catarina, curso de Arquitetura e Urbanismo.
Descargas
Citas
BEIRÃO FILHO, J. Modateca Digital: um sistema de informação. Modapalavra, Moda em Santa Catarina: história, críticas e perspectivas, v. 5, p. 57-71, 2008.
BRAGA, M. (Org.). Conservação e Restauro: arquitetura. Rio de Janeiro. 2003.
CALDAS, D. Observatório de Sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: SENAC-Rio, 2004.
CAMPOS, A.; GOMEZ, L. Tendências de moda e posicionamento de marca", Modapalavra, Dossiê: Sustentabilidade & Moda: Interações possíveis para um novo paradigma, v. 13, p. 187-209, 2014.
CHANEL, C. The Colors Inside Chanel. 2014. Vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TaCdAscgpU0.
DELGADO, M. J. F. C. S. A Requalificação Arquitetônica na Reabilitação de Edifícios: Critérios Exigências de Qualidade, Estudo de casos. 2008 Dissertação (Mestrado em reabilitação do patrimônio Edificado) -Univerisdade do Porto, Porto, 2008,
FFW. Portal Fashion Forward. Notícias, 2014. Disponível em: http://ffw.com.br/noticias/moda/exposicao-no-rio-mostra-como-a-italia-criou-uma identidade-de-moda-em-pouco-mais-de-50-anos/.
FIESC. Portal da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina: Santa Catarina em Dados. Florianópolis, 2013.
FLÔR, P. P.; UMEDA, G., M. Branding sensorial: a integração do marketing de experiências às estratégias de comunicação, In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 22., 2009. Curitiba. Anais... Curitiba, 2009.
FREITAS, V. Manual de Apoio ao Projecto de Reabilitação de Edifícios Antigos. Porto: Universidade do Porto, 2012.
GOULARTI, A. A formação econômica de Santa Catarina. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 23, p. 977-1007, 2002
IBGE. Portal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2013. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=420910.
IPPUJ. Joinville Cidade em Dados. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3qqzCDl.html.
LEÃO, J. Os 'Bureaux de Style' e sua ótica sobre a produção de moda. In: WAJNMAN, S.; ALMEIDA, A. J. (ed.). Moda, Comunicação e Cultura: um olhar acadêmico. São Paulo: Arte e Ciência, 2005. p. 63-72.
OLIVA, G.; RODRIGUES, R. Branding, Pesquisa de Tendências e Direção Criativa na Gestão Estratégica de Marcas de Moda. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO DO DESIGN, ENGENHARIA E GESTÃO PARA A INOVAÇÃO, 2., 2012, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2012.
RIBEIRO, T. Prada e Koolhaas. 2011, Dissertação (Mestrado Integrado em Arquitetura) - Universidade de Coimbra, Coimbra, 2011.
SANT'ANNA, M. et al. Moda, museu e história - novos horizontes para o profissional da Moda. Modapalavra, Moda em Santa Catarina: história, críticas e perspectivas, v. 5, p. 211-266, 2008.
SILVEIRA, I., MACIEL, D., Observatório Tecnológico da Moda. In: COLÓQUIO DE MODA, 9., 2013. Fortaleza. Disponível em: http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/9-Coloquio-de-Moda_2013/ARTIGOS-DE-GT/Artigo-GT-Design-e-Processos-de-Producao-em-Moda/Observatorio-Tecnologico-da-Moda.pdf.
SCMC. Portal do projeto Santa Catarina Moda e Cultura. 2014, Disponível em: http://www.scmc.com.br/site/sobre.php.
VEGA PROJETOS [Escritório de Engenharia e Arquitetura]. Análise Histórica da Residência de Interesse Histórico e Cultural Villa Maria. Coordenada pela Arquiteta e Urbanista Anne Sotto. Joinville. 2013
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Projetica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.





