O uso do diagrama comparativo como ferramenta de abordagem sistêmica na gestão de design das marcas coca cola e Pepsi
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p25Palabras clave:
Gestão de Design, Abordagem Sistêmica, Diagrama, Mix de ProdutosResumen
Este artigo apresenta o mix de produtos com que as marcas Coca Cola e PepsiCo atuam no Brasil. Por meio de uma pesquisa descritiva e exploratória e com base nos critérios de classificação de produtos de Kotler, será apresentado em um Diagrama, uma representação visual da atuação destas marcas. O objetivo é identificar que elas trabalham sua gestão de forma sistêmica para se posicionar na mente dos seus consumidores.
Descargas
Citas
ASSOCIAÇÃO DOS FABRICANTES DE REFRIGERANTES DO BRASIL - AFREBRAS. Composição de mercado. Disponível em: http://www.afrebras.org.br/bebidas/refrigerante/composicao-de-mercado. Acesso em 11 ago. 2013b.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
COCA COLA BRASIL. História da marca. Disponível em: http://www.cocacolabrasil.com.br/coca-cola-brasil/historia-da-marca/. Acesso em: 11 ago. 2013.
DEMARCHI, Ana Paula Perfetto; FORNASIER, Cleuza Bittencourt Ribas; MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas. A gestão de design humanizada pelo design thinking a partir de relações Conceituais. Projética Revista Científica de Design, Londrina, v. 2, n. 1, 2011.
DIAS, Alvaro Roberto; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Comunicação da marca e a percepção do usuário. e-revista LOGO, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GOBÉ, Marc. Design thinking: integrating, innovation, customer experience and brand value. 3rd ed. New York: Thomas Lockwood, 2009. Cap. 10.
KAPFERER, Jean-Noël. As Marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2003.
KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
LIBANIO, Claudia de Souza; AMARAL, Fernando Gonçalves. Revista Produção Online, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 565-594, abr./jun. 2011.
MACHADO, Amanda Pires; CARDOSO, Helder Antonio Teixeira Gomes; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Gestão de marca: a qualidade percebida nas embalagens dos produtos. e-revista LOGO,. Florianópolis, v. 2, n. 1, 2011.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas, MERINO Eugenio. A gestão de design como estratégia organizacional. Projética Revista Científica de Design, Londrina, PR, v.2, n. 1, 2011.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management. Paris: Éditions d’Organization, 2002
MUNDO DAS MARCAS. Del Valle. 2011. Disponível em: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/08/del-valle-natural-navida.html. Acesso em: 6 maio 2013.
PEPSICO. História da marca. Disponível em: http://www.pepsico.com.br/nossa-historia/. Acesso em: 11 ago. 2013.
PEREZ, Clotilde; BAIRON, Sergio. Comunicação e Marketing. São Paulo: Futura, 2002.
PETRELLI, Marco Aurélio. O branding sob a ótica do design gráfico: a identidade visual corporativa como estratégia para evidenciar a identidade da marca: estudo de caso das indústrias calçadistas do Vale do Rio Tijucas: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, 2008.
SAMPAIO, Rafael. Marcas de A a Z: como construir e manter marcas de sucesso. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.
SPOLADORE, Rafael Barzotto, DEMARCHI, A. A gestão do design no desenvolvimento de produtos na indústria digital. Anais do P&D Design, São Paulo, 2004.
WHEELER, A. Design de identidade da marca: um guia completo para criação, construção e manutenção de marcas fortes. Porto Alegre: Bookmann, 2008
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.