Estilo gráfico Monocrest em identidades visuais: uma análise da coerência entre a identidade visual e a imagem da marca

Autores

  • Kammiri Corinaldesi Aros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ricardo Goulart Tredezini Straioto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0003-0696-4110

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p54

Palavras-chave:

Marca, Identidade Visual, Linguagem Visual, Estilo Mono crest

Resumo

 Em nossa relação com os objetos em uma cultura de consumo, não consumimos objetos mas sim a própria relação. A marca, enquanto representação da ideia desta relação, que de fato é consumida e renovada na materialidade que os objetos lhe ofertam. Além de um discurso sobre o objeto, as marcas tornam-se elas próprias objeto de consumo. No contexto do design de marcas gráficas, a diversificação de estilos e tendências na criação de identidades visuais reflete a variedade de posicionamentos que nossa cultura de diferenciação simbólica produz. Cada um destes estilos produz códigos visuais que buscam representar um discurso, ou mensagem a ser comunicada a um determinado público. Com base em um relatório da análise de mais de 24.000 identidades visuais, o site Logo Lounge categorizou 14 estilos que foram tendência no ano de 2014. Dentre eles está o estilo Mono Crest.  O objetivo deste artigo é identificar nas características visuais deste estilo gráfico a lógica do seu código visual, para em seguida explanar sobre sua utilização na identidade visual de uma marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kammiri Corinaldesi Aros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Ricardo Goulart Tredezini Straioto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em design pela da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BAUDRILLARD, J., 1973. O Sistemas dos Objetos, Editora Perspectiva, São Paulo.

CANEVACCI, M., 2001. Antropologia da Comunicação Visual. Editora DP&A, Rio de Janeiro, 280 p.

COELHO, L, 2008. Conceitos-chave em design. Ed. PUC-Rio, Rio de Janeiro.

GARDNER, B., 2014. 2014 Logo Trends. Disponível em: https://logolounge.com/article/2014logotrends. Acesso em: 10 jan. 2015.

GOMES FILHO, A.; SILVA, L.; SOUSA, R., 2008. Marca, Símbolo entre Design e Branding. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 10. Online. Anais do X Congresso Online - Administração. Disponível em: http://www.convibra.com.br/2008/artigos/248_ 0.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015

LÖBACH, B., 2001. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. E. Blucher, São Paulo, 206 p.

NOGUEIRA, S., 2012. Tradição e inovação na identidade visual dos municípios portugueses: do brasão à marca. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, Universidade da Beira Interior, Covilhã. Disponível em: http://ubithesis.ubi.pt/handle/10400.6/1563. Acesso em: 13 dez. 2014.

SOUSA, R., 2010. Gramática Comparada da Representação Gráfica. Convergências, Castelo Branco, v. 6, n. 6, p.1-8, 30 nov. 2010.

STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio Books, Rio de Janeiro, 2001

WHEELER, A., 2012. Design de Identidade da marca : guia essencial para toda a equipe de gestão da marca. Bookman, Porto Alegre.

ZWIRTES, A; SOUSA, R., 2013. Evoluções na Marca Gráfica do Festival de Dança de Joinville: Identidade e Diversidade. In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 21., 2013, Florianópolis. Anais online Graphica 2013. Florianópolis: Ufsc, 2013. Disponível em: http://wright.ava.ufsc.br/~grupohipermidia/gra phica2013/anais.html. Acesso em: 10 jan. 2015.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Como Citar

Aros, K. C., Straioto, R. G. T., Figueiredo, L. F. G. de, & Sousa, R. P. L. de. (2015). Estilo gráfico Monocrest em identidades visuais: uma análise da coerência entre a identidade visual e a imagem da marca. Projetica, 6(2), 54–60. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p54

Edição

Seção

Edição Especial | IDEMI 2015

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.