Estilo gráfico Monocrest em identidades visuais: uma análise da coerência entre a identidade visual e a imagem da marca

Autores/as

  • Kammiri Corinaldesi Aros Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Ricardo Goulart Tredezini Straioto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC https://orcid.org/0000-0003-0696-4110

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p54

Palabras clave:

Marca, Identidade Visual, Linguagem Visual, Estilo Mono crest

Resumen

 Em nossa relação com os objetos em uma cultura de consumo, não consumimos objetos mas sim a própria relação. A marca, enquanto representação da ideia desta relação, que de fato é consumida e renovada na materialidade que os objetos lhe ofertam. Além de um discurso sobre o objeto, as marcas tornam-se elas próprias objeto de consumo. No contexto do design de marcas gráficas, a diversificação de estilos e tendências na criação de identidades visuais reflete a variedade de posicionamentos que nossa cultura de diferenciação simbólica produz. Cada um destes estilos produz códigos visuais que buscam representar um discurso, ou mensagem a ser comunicada a um determinado público. Com base em um relatório da análise de mais de 24.000 identidades visuais, o site Logo Lounge categorizou 14 estilos que foram tendência no ano de 2014. Dentre eles está o estilo Mono Crest.  O objetivo deste artigo é identificar nas características visuais deste estilo gráfico a lógica do seu código visual, para em seguida explanar sobre sua utilização na identidade visual de uma marca.

Biografía del autor/a

Kammiri Corinaldesi Aros, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Ricardo Goulart Tredezini Straioto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em design pela da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

Richard Perassi Luiz de Sousa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor na Universidade Federal de Santa Catarina

Citas

BAUDRILLARD, J., 1973. O Sistemas dos Objetos, Editora Perspectiva, São Paulo.

CANEVACCI, M., 2001. Antropologia da Comunicação Visual. Editora DP&A, Rio de Janeiro, 280 p.

COELHO, L, 2008. Conceitos-chave em design. Ed. PUC-Rio, Rio de Janeiro.

GARDNER, B., 2014. 2014 Logo Trends. Disponível em: https://logolounge.com/article/2014logotrends. Acesso em: 10 jan. 2015.

GOMES FILHO, A.; SILVA, L.; SOUSA, R., 2008. Marca, Símbolo entre Design e Branding. In: CONVIBRA ADMINISTRAÇÃO, 10. Online. Anais do X Congresso Online - Administração. Disponível em: http://www.convibra.com.br/2008/artigos/248_ 0.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015

LÖBACH, B., 2001. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. E. Blucher, São Paulo, 206 p.

NOGUEIRA, S., 2012. Tradição e inovação na identidade visual dos municípios portugueses: do brasão à marca. 113 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas, Universidade da Beira Interior, Covilhã. Disponível em: http://ubithesis.ubi.pt/handle/10400.6/1563. Acesso em: 13 dez. 2014.

SOUSA, R., 2010. Gramática Comparada da Representação Gráfica. Convergências, Castelo Branco, v. 6, n. 6, p.1-8, 30 nov. 2010.

STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio Books, Rio de Janeiro, 2001

WHEELER, A., 2012. Design de Identidade da marca : guia essencial para toda a equipe de gestão da marca. Bookman, Porto Alegre.

ZWIRTES, A; SOUSA, R., 2013. Evoluções na Marca Gráfica do Festival de Dança de Joinville: Identidade e Diversidade. In: XXI SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 21., 2013, Florianópolis. Anais online Graphica 2013. Florianópolis: Ufsc, 2013. Disponível em: http://wright.ava.ufsc.br/~grupohipermidia/gra phica2013/anais.html. Acesso em: 10 jan. 2015.

Publicado

2015-07-22

Cómo citar

Aros, K. C., Straioto, R. G. T., Figueiredo, L. F. G. de, & Sousa, R. P. L. de. (2015). Estilo gráfico Monocrest em identidades visuais: uma análise da coerência entre a identidade visual e a imagem da marca. Projetica, 6(2), 54–60. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n2p54

Número

Sección

Edição Especial | IDEMI 2015

Artículos más leídos del mismo autor/a