A Evolução da Calça Jeans e do Comportamento do Consumidor: uma reflexão como parâmetro para a concepção do produto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p77

Palabras clave:

Design de Moda, Ergonomia, Produto Calça Jeans.

Resumen

Considerando a demanda do produto calça jeans, que sofre diversas influências, entre elas, a moda urbana observada pelas pessoas durante seu dia a dia, este trabalho procura investigar por meio de pesquisa bibliográfica e de campo as expectativas e experiências de usuárias, em relação ao referido produto de vestuário de moda. Acredita-se que os resultados apresentados servirão como norteadores para o processo de desenvolvimento de novos produtos deste segmento, ao apontar aspectos de satisfação ou insatisfação, perante as características apresentadas, pelas usuárias investigadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ariana de Camargo Villela Rocha Almeida, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Moda: produto e comunicaçao pela Universidade Estadual de Londrina .

Lucimar Bilmaia Emídio, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Design pela  Universidade Estadual de Londrina -  UEL

Citas

BAXTER, M. Projeto de Produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Ecgard Blücher, 1998.

BRIDGER, R. S. Introduction to ergonomics. Singapore: Mcgrau – Hill International Editions, 1995.

CATOIRA, Lu. Jeans, a roupa que transcende a moda. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006.

CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras e números. Tradução: Vera da Costa e Silva [et al.]. 15. ed. Rio de Janeiro: José Olympo, 2000.

DWYER E FEGHALI, Daniela e Marta Kasznar. “As Engrenagens da moda”. Rio de Janeiro. Ed. Senac Rio, 2004.

HOLLANDER, Anne. O sexo e as roupas: a evolução do traje moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

IIDA, I. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

IIDA, Itiro. Ergonomia, projeto e produção. 7ed. São Paulo: Edgard blucher ltda, 1990.

LAVER, James, A roupa e a moda. 7ed. São Paulo: Companhia das letras, 2003.

LÖBACH, B. Desenho Industrial: bases para configuração dos produtos industriais. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2001.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 4ed. São Paulo: Atlas, 1997.

PALOMINO, Érika. “A moda”. 2 ed. São Paulo: Publifolha, 2003.

PETROSKI, E. L. Antropometria: técnicas e padronizações. Porto Alegre: Palotti, 1999.

PEZZOLO, Dinah Bueno. Moda Fácil. São Paulo: códex, 2003.

RECH, Sandra Regina. Moda: por um fio de qualidade. Florianópolis- SC. Editora da UDESC, 2002.

SILVEIRA, I. Análise da Implantação do sistema CAD na indústria do vestuário. In: Moda palavra. Florianópolis: UDESC/CEART, 2003, v. 3, p. 17-30.

SLACK, N. et. al. Administração da Produção. São Paulo: Atenas, 1997.

WISNER, Alain. Por dentro do trabalho: ergonomia: método e técnica. Tradução Flora Maria Gomide Vezzá. São PauloÇ FTd: Oboré, 1987.

ROUSSEAU, Rene Lucien. A Linguagem das cores: energia, simbolismo, vibrações e ciclos das estruturas coloridas. São Paulo: Pensamento, 1980.

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de Marketing: Conceitos e Metodologia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SEMPRINI, Andrea. A Marca pós moderna: Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das letras, 2006.

VILLAÇA, Nizia. Mixologias: Comunicação e o consumo da cultura. São Paulo: Estação das letras e Cores, 2010.

Publicado

2013-03-20

Cómo citar

Almeida, A. de C. V. R., & Emídio, L. B. (2013). A Evolução da Calça Jeans e do Comportamento do Consumidor: uma reflexão como parâmetro para a concepção do produto. Projetica, 3(2), 77–87. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p77

Número

Sección

Design de Moda

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.