Inclusive three-dimensional literacy board

expanding inclusive resources for literacy for blind people

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48965

Keywords:

Design, Education, Inclusion

Abstract

This article brings the topic of external Inclusive Education for people with visual impairments characterized as blindness, using a qualitative approach and using scientific methodologies to research and provide support on the subject along with the Double Diamond Design methodology, aiming to develop a proposal of inclusive arts that would assist in the learning and training of the formal alphabet by blind people, resulting in the development of the Inclusive Three-Dimensional Literacy Board, which enables the blind to acquire knowledge in a less abstract way and closer to external teaching for sighted students, enabling also writing training, contributing to the expansion of inclusive resources for literacy training for blind people.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Aline Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do curso de Bacharel em Design da Universidade Federal do Estado de Pernambuco no Campus Acadêmico do Agreste. Participou como voluntária no Projeto “DESIGN E TECNOLOGIA ASSISTIVA: bases para o desenvolvimento de recursos assistivos centrados nas capacidades  e limitações de Pessoas com Deficiência”. Foi bolsista do projeto de extensão “Soluções 'handless' para enfrentamento da Covid-19 e cenário pós-pandêmico”. É Diretora de Marketing voluntária do time Enactus da UFPE de Caruaru. Participa como voluntária no Projeto de Extensão Eco Mangue da Universidade Federal de Pernambuco no Campus de Recife na área de Educação Ambiental.

Lucas José Garcia, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do curso de Design no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Bacharel, Mestre e Doutor em Design pela UFSC. Possui experiência no desenvolvimento de projetos de design na área gráfica e de produtos. Tem experiência com instrumentação tecnológica aplicada ao Design (impressão 3D, captura de movimentos, dinamometria, termografia digital). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Experimentação e Inovação com foco em acessibilidade. Líder do Grupo de Pesquisa Design e Experimentação. Coordenador do Laboratório de Experimentação e Inovação (Garagem).

References

ACACE - ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE CEGOS. Quem somos. Caruaru: ACACE, c2020. Disponível em: https://www.acace.org.br/quemsomos. Acesso em: 10 set. 2023.

BELLI STUDIO. Aprenda em casa: iniciação à caligrafia. Florianópolis: Brasileitura, [entre 2021 e 2023]. v. 1. ISBN 9788573984538.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 24 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua portuguesa. 3. ed. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104041-anexo-grafia-braille-para-lingua-portguesa/file. Acesso em: 12 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental. Conteudistas: Marilda Moraes Garcia e Maria Glória Batista da Mota. Colaboração: Instituto Benjamin Constant. Brasília, DF: MEC/SEE, 2001. Deficiência visual: v. 1, fasc. 1, 2, 3. (Série Atualidades Pedagógicas, 6).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental. Conteudistas: Marilda Moraes Garcia e Maria Glória Batista da Mota. Colaboração: Instituto Benjamin Constant. Brasília, DF: MEC/SEE, 2001. Deficiência visual: v. 3, fasc. 5, 6, 7. (Série Atualidades Pedagógicas, 6).

CAMPOS, Izilda M. Projeto assino embaixo: a grafia do nome e a assinatura na construção de identidade das pessoas cegas. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, RJ, n. 34, 2006. Disponível em: http://revista.ibc.gov.br/index.php/BC/article/view/487. Acesso em: 12 set. 2023.

CASTRO, Sandra Andrade de. Sistema Braille e as TDIC para a aprendizagem da pessoa com deficiência visual. In: CONGRESSO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA, INICIAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 4., 2019, Belo Horizonte, MG. Anais [...]. Belo Horizonte: Centro Universitário Metodista Isabela Hendrix, 2019. Disponível em: http://izabelahendrix.edu.br/pesquisa/anais/arquivos2019/educacao/sistema-braille-e-as-tdic-para-a-aprendizagem-pag-705-716.pdf. Acesso em: 01 mai. 2023.

CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2017.

DESIGN COUNCIL. Framework for innovation: Design Council's evolved Double Diamond. 2019. Disponível em: https://www.designcouncil.org.uk/our-work/skills-learning/tools-frameworks/framework-for-innovation-design-councils-evolved-double-diamond/. Acesso em: 23 out. 2022.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. Sion, Suisse: Institut International Des Droits De L’enfant (IDE), 2005. Título original: Droit à l’éducation: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5633199/mod_resource/content/1/eudca%C3%A7%C3%A3o%20n%C3%A3o%20formal_formal_Gadotti.pdf. Acesso em: 11 set. 2023

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

IBGE. IBGE Educa. Jovens. Conheça o Brasil – População. Pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 17 ago. 2023.

IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Censo Demográfico. Tabela 3425 - população residente por tipo de deficiência, segundo a situação do domicílio, o sexo e os grupos de idade - amostra – características gerais da população (vide notas). Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2022. Acesso em: 27 set. 2022.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Educação de qualidade. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, 2022a. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/4. Acesso em: 28 out. 2022.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Redução das desigualdades. Brasília, DF: Nações Unidas Brasil, 2022b. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/10. Acesso em: 28 out. 2022.

OTTAIANO, José Augusto A.; ÁVILA, Marcos Pereira de; UMBELINO, Cristiano Caixeta; TALEB, Alexandre Chater. As condições de saúde ocular no Brasil. São Paulo: Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2019. Disponível em: https://cbo.net.br/2020/admin/docs_upload/025613Publicacao_condicoes_saude_ocular_brasil_2019_cbo_atualizacao_2020_bq%20(1).pdf. Acesso em: 19 ago. 2022.

PASTORE, José. Educação, trabalho e desenvolvimento. Revista USP, São Paulo, n. 100, p. 67-76, 2014. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i100p67-76. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/76168. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i100p67-76

PRODANOV, Cléber C.; FREITAS, Ernani C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade FEEVALE, 2013. E-Book. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/0163c988-1f5d-496f-b118-a6e009a7a2f9/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

SANTOS, Miralva Jesus dos. A escolarização do aluno com deficiência visual e sua experiência educacional. 2007. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, BA, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/10613/1/Miralva%20dos%20Santos.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022.

WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Department of Noncommunicable Diseases. World report on vision. WHO, 2019. Geneva: WHO, 2019. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570eng.pdf?sequence=18&isAllowed=y. Acesso em: 17 ago. 2022.

WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (ICD). ICD-11 - International Classification of Diseases 11th revision. The global standard for diagnostic health information. Geneva: WHO, 2022. Disponível em: https://www.who.int/standards/classifications/classification-of-diseases. Acesso em: 27 set. 2022.

Published

2023-12-21

How to Cite

Lima, A., & José Garcia, L. (2023). Inclusive three-dimensional literacy board: expanding inclusive resources for literacy for blind people. Projetica, 14(3), 36. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2023.v14.n3.48965

Issue

Section

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.