Design thinking and maker culture in education: methodological contributions in developing skills for the 21st century
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p240Keywords:
Design Thinking, Active Methodologies, Creative Learning, Maker CultureAbstract
This article presents the process and the result of a pedagogical experience with young apprentices of basic education between 12 and 16 years old. With a view to the development of soft skills through active learning, our proposal starts from a real problem focused on the design and manufacturing of a scenography boat, in order to apply the design expertise linked to the maker culture and DIY techniques, including the use of digital manufacturing technologies such as vector drawing software, laser cutting machine and CNC router.Downloads
References
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Ed. Blücher, 2011.
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o Aprendizado Ativo. Desafios da Educação. Porto Alegre: Penso, 2018.
CORTELAZZO, Angelo Luiz et all. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem: Para refinar seu cardápio metodológico. Rio de janeiro: Alta Books, 2018.
CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2011.
DEWEY, John. Democracy and education. An introduction to the philosophy of education. New York: The Macmillan Company, 1916.
FIRMIANO, Edinaldo Pereira. Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Programa de Educação em Células Cooperativas - PRECE 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/14290327-Aprendizagem-cooperativa-na-sala-de-aula.html
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa/ Paulo Freire: Paz e Terra,1996.
KALENA, Fernanda. Design Thinking para Educadores em português. Instituto Educadigital, 2010. Disponível em: http://cfjl.com.br/images/Blogs/ti/20160506_DT_Livro_Completo.pdf. Acesso em Novembro de 2019.
MARTINS, José Carlos C. Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos. Brasport, 2017.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo,1998.
RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre: Penso, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.