Design thinking e cultura maker na educação: contribuição metodológica no desenvolvimento de competências para o século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n2p240Palabras clave:
Design Thinking, Metodologias Ativas, Aprendizagem Criativa, Cultura MakerResumen
O artigo apresenta o processo e o resultado de uma experiência pedagógica com jovens aprendizes da educação básica entre 12 a 16 anos. Com vistas no desenvolvimento de competências socioemocionais por intermédio da aprendizagem ativa, a proposta parte de uma problemática real voltada a criação e a fabricação de um barco cenográfico, de modo a aplicar expertises do design ligadas a cultura maker e a técnicas de DIY, incluindo a utilização de tecnologias de fabricação digital como softwares de desenho vetorial, máquina de corte a laser e fresadora CNC.Descargas
Citas
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BENDER, Willian N. Aprendizagem Baseada em Projetos: Educação Diferenciada para o Século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.
BONSIEPE, Gui. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Ed. Blücher, 2011.
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A Sala de Aula Inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o Aprendizado Ativo. Desafios da Educação. Porto Alegre: Penso, 2018.
CORTELAZZO, Angelo Luiz et all. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem: Para refinar seu cardápio metodológico. Rio de janeiro: Alta Books, 2018.
CUNHA, Marcus Vinicius. John Dewey: Uma filosofia para educadores em sala de aula. Petrópolis: Vozes, 2011.
DEWEY, John. Democracy and education. An introduction to the philosophy of education. New York: The Macmillan Company, 1916.
FIRMIANO, Edinaldo Pereira. Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: Programa de Educação em Células Cooperativas - PRECE 2011. Disponível em: https://docplayer.com.br/14290327-Aprendizagem-cooperativa-na-sala-de-aula.html
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes Necessários à prática educativa/ Paulo Freire: Paz e Terra,1996.
KALENA, Fernanda. Design Thinking para Educadores em português. Instituto Educadigital, 2010. Disponível em: http://cfjl.com.br/images/Blogs/ti/20160506_DT_Livro_Completo.pdf. Acesso em Novembro de 2019.
MARTINS, José Carlos C. Soft Skills: conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos. Brasport, 2017.
PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PIAGET, Jean. Sobre a pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo,1998.
RESNICK, Mitchel. Jardim de Infância para a Vida Toda: Por Uma Aprendizagem Criativa, Mão na Massa e Relevante para Todos. Porto Alegre: Penso, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.