Evolução da atmosfera de loja e suas contribuições na ressignificação do visual merchandising de moda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p39

Palavras-chave:

Visual merchandising, Atmosfera de loja, Comunicação de marketing, Varejo de moda

Resumo

Este artigo tem por objetivo estabelecer de forma cronológica a evolução histórica da atmosfera de loja dos espaços comerciais destinados à comercialização de artigos têxteis e de moda a fim de compreender-se os resultados do impacto dessas alterações no conceito e nos objetivos do visual merchandising ao longo do tempo. O resultado culminou na produção de uma timeline de cinco fases (estrutural, empírica, expansionista, experiencial e eletrônica) com a qual é possível compreender as razões das alterações e expansão do escopo de visual merchandising na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

José Eduardo Vilas Bôas Silva, Universidade de São Paulo - EACH-USP

Mestrando em Têxtil e Moda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Professor do Senac São Paulo. 

Edson Crescitelli, Universidade de São Paulo - FEA-USP

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez, Universidade de São Paulo - EACH-USP

Doutor em Administração pela FEA/USP.. Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2018-12-17

Como Citar

Silva, J. E. V. B., Crescitelli, E., & Mendizabal Alvarez, F. J. S. (2018). Evolução da atmosfera de loja e suas contribuições na ressignificação do visual merchandising de moda. Projetica, 9(2), 39–54. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2p39

Edição

Seção

Design: Conhecimento, Gestão e Tecnologia