Design and entrepreneurship: analyzing the similarities between both areas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2015v6n3p105Keywords:
Design. Entrepreneurship. Scenario changings. TeachingAbstract
This paper aims to make a comparison and analysis between entrepreneurship and design areas, considering the changes that the profession and teaching of design have been going through. The goal is to explore the assumption that design helps performing entrepreneurship, as well as understanding the new market logic, where the entrepreneur becomes crucial. This work is based on a monograph and the method used was the literature review.
Downloads
References
BONSIEPE, G. Design como prática de projeto. São Paulo: Blucher, 2012.
CARDOSO, R. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. E
ESCOLA DE DESIGN. Disponível em: http://www.ed.uemg.br/. Acesso em: 22 out. 2014.
IDEO. Human-Centered Design. Disponível em: http://www.ideo.com/ images/ uploads/hcd_toolkit/HCD_Portuguese.pdf. Acesso em: 6 set. 2014.
MARTINS, R. F. de F.; MERINO, E. A. D. Gestão de design como estratégia organizacional. Londrina: Eduel, 2008.
MORAES, D. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010.
MOZOTA, B. B. Gestão do design. Porto Alegre: Bookman, 2011.
MUNARI, B. Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. van. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1998.
TIMMONS, A. New venture creation: entrepreneurship for the 21st century. Chicago: Irwin, 1994.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.