Fast Fashion and brand identity
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2012v3n2p66Keywords:
Fast fashion, Brand identity, ConsumptionAbstract
This article was developed with the purpose of understanding the fast fashion phenomenon, the reasonsfor its success and how the sector companies establish brand identity towards its consumers. To achieveour objective, we conducted a literature review and comparative analysis of the parameters that governthis phenomenon and guidelines for building brand identity. As a result, it was shown that the firms inthis sector have potential to join a process of building brand identity, such as the spanish firm Zara, whichhas made communication a key tool in order to establish ties with their customers and develop its brandidentity.Downloads
References
BONORINO, Evelyn. Fast Fashion x Slow Fashion. In: Evelyn B, 2012. Disponível em: http://www.evelynb.com.br/informacoes/direcoes/fast_slow.html. Acesso em: 10 jan. 2012.
CAETANO, Carolina Carpinelli; HELD, Maria Silvia Barros. O fast fashion e a estratégia do crossbranding. In: 7º COLÓQUIO DE MODA, 7., 2011, Maringá. Anais. Maringá: UEL, 2011. p.1-11.
CIETTA, Enrico. A revolução do fast fashion. Estratégias e modelos organizativos para competir nas indústrias híbridas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.
DELGADO, Daniela. Fast fashion: estratégia para conquista do mercado globalizado. ModaPalavra Florianópolis, ano 1, n. 2, 2008.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? Como a criamos, por que a seguimos. São Paulo: Senac, 2005.
GUIDI, Maria C. Pontes. Marca, identidade e comunicação na moda. Disponível em: http://www.antennaweb.com.br/edicao1/artigos/artigo_carolina.htm. Acesso em: 15 fev. 2012.
GRUMBACH, Didier. Histórias da moda. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004.
MCCRACKEN, Grant. Cultura & consumo. Novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
ROGAR, Silvia. Conheça por dentro uma das fábricas da Zara na Espanha. Disponível em: http://vogue.globo.com/moda/news/conheca-por-dentro-uma-das-fabricas-da-zara-na-espanha. Acesso em: 05/06/2012.
ROGAR, Silvia. Zara city: por dentro da gigante do fast fashion. Disponível em: http://vogue.globo.com/moda/news/por-dentro-da-zara. Acesso em: 05/06/2012.
SILVA, Vivianne Cabral. Construção de identidade de marca, fotografia de moda e erotismo: As campanhas Sisley. 2007. Dissertação (Mestrado em Cultura Visual) - Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007.
SOLOGA, Paloma Díaz. El valor de la comunicación. Como gestionar marcas de moda. Madrid: Cie Inversiones Editoriales Dossat, 2007.
TYBOUT, Alice M.; CALKINS, Tim. Branding: fundamentos, estratégias e alavancagem de marcas: implementação, modelagem e checklists: experiências de líderes de mercado. São Paulo: Atlas, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.