A Prática interdisciplinar como diretriz do projeto pedagógico do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p209

Palavras-chave:

Projeto, Metodologia, Design de Moda, Ensino.

Resumo

O presente artigo analisa as contribuições da interdisciplinaridade no projeto pedagógico do Bacharelado em Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tomando como plataforma a vivência de práticas pedagógicas integradoras, sob os parâmetros das teorias que discutem o processo projetual de design, analisa como a estrutura do projeto pedagógico do curso contribui para a construção do raciocínio projetual sistêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celeste de Fátima Sanches, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutoranda pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Atualmente é Professora da Universidade Estadual de Londrina. 

Paula da Silva Hatadani, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Professora  da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

ANASTASIOU, L. G. C. Grade e matriz curricular: conversas em torno de um desafio presente no ensino superior. In: FREITAS, A. L. S. et al. (Org.). Capacitação docente: um movimento que se faz compromisso. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. p. 181-200.

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para desenvolvimento de novos produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 1998.

CAPRA, F. O ponto de mutação. 26. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

COELHO, L. A. L. Por uma metodologia de idéias. In: COELHO, L. A. L. (Org.). Design método. Rio de Janeiro: PUC, 2006. p. 39-53.

COELHO, L. A. L. Adjetivando o método. In: SEMINÁRIO DE METODOLOGIA EM DESIGN: ensino, pesquisa e projeto, 2., 2008, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2008a.

COELHO, L. A. L. (Org.) Conceitos-chave em design. Rio de Janeiro: PUC, 2008b.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2002.

FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 13. ed. Campinas: Papirus, 2008a.

FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 15. ed. Campinas: Papirus, 2008b.

LEIS, H. R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Cadernos de pesquisa interdisciplinar em ciências humanas, Florianópolis, v. 6, n. 73, p. 2-23, 2005. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2176/4455. Acesso em: 1 jul. 2014.

MORAES, D. Metaprojeto como modelo projetual. Strategic Design Research Journal, Porto Alegre, v. 3, n. 2, mai./ago. 2010. Disponível em: http://www.unisinos.br/sdrj/pdf/86.pdf. Acesso em: 17 dez. 2010.

PEREZ, I. U. Design zero waste: estudo de caso em uma empresa de confecção de moda. 2012. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.

SANCHES, M. C. F. Projeto integrador: uma reflexão para a evolução. Projetica, Londrina, v. 1, n. 1, p. 101-114, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ projetica/article/view/7707/6859. Acesso em: 1 jul. 2010.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Sanches, M. C. de F., & Hatadani, P. da S. (2014). A Prática interdisciplinar como diretriz do projeto pedagógico do curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina. Projetica, 5(1), 209–224. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2014v5n1p209

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.