Uma marca gráfica turística para o Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p105

Palavras-chave:

Design, Cidades, Branding, Rio

Resumo

A cidade Rio de Janeiro não possui uma marca gráfica voltada para o setor turístico que possa ser utilizada como fator diferencial e de identificação nas suas peças comunicacionais. Pretende-se demonstrar, através de uma metodologia analítico-descritiva, que a cidade é um local de forte identidade e atrativos dentro do mercado turístico. Uma marca gráfica é eficaz para a cidade por sintetizar e comunicar os valores da região, definir seu posicionamento dentro de um mercado competitivo e facilitar a identificação do local .

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Napoleão, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Especialista em Gestão de Design pela UFSC.

Richard Perassi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica. Professor do programa de  pós-graduação em Design e Expressão Gráfica da UFSC.

Referências

ANHOLT, Simon. Places: identity, image and reputation. Great Bretain: Palgrave Macmillan, 2010.

BAUTZER, Deise. Marketing de cidades: construção de identidade, imagem e futuro. São Paulo: Atlas, 2010.

BRUNNER, Robert; EMERY, Stewart. Gestão estratégica do design: como um ótimo design fará as pessoas amarem sua empresa. São Paulo: M.Books do Brasil, 2010.

FASCIONI, Lígia. DNA empresarial: identidade corporative como referência estratégica. São Paulo: Integrare, 2010.

GERZEMA, John; LEBAR, Edward. A bolha das marcas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GUIA Itaucard Brasil. São Paulo: BEI Comunicação, 2010.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

KOTLER, Philip; GERTNER, David; REIN, Irving; HAIDER, Donald H. Marketing de Lugares. Prentice Hall Brasil, 2007.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

RANDALL, Frost. Mapping a country’s future. Brand Channel. Disponível em: http://www.brandchannel.com/features_effect.asp?pf_id=206. Acesso em: 1 jun. 2011.

STUDART, Guilherme. Rio Botequim 2011. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.

TOMIYA, Eduardo. Gestão do Valor da Marca: Como criar e gerenciar marcas valiosas. Rio de Janeiro: Ed. Senac Rio, 2010.

VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. Rio de Janeiro: 2AB, 2002.

WALLPAPER* City Guide: Rio de Janeiro. São Paulo: Publifolha, 2008.

Downloads

Publicado

2011-12-17

Como Citar

Napoleão, E., & Perassi, R. (2011). Uma marca gráfica turística para o Rio de Janeiro. Projetica, 2(2), 105–113. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2011v2n2p105

Edição

Seção

Design: Educação, Cultura e Sociedade

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.